Gabinete de Imprensa

NOTÍCIAS

Trabalho e Qualificação | 15.12.17 - 21h05

Prefeito Geraldo Julio comemora formatura de 3.500 alunos do Qualifica Recife

img_alt

Em 2017, mais de 7 mil alunos participaram dos cursos profissionalizantes e estão aptos para se inserir no mercado de trabalho. (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)

 

Em meio à uma das crises econômicas mais difíceis da história, o prefeito do Recife, Geraldo Julio, comemorou nesta sexta-feira (15) a formatura de 3.500 alunos do Qualifica Recife, programa da Prefeitura do Recife que oferece cursos profissionalizantes em diversas áreas. A cerimônia de encerramento aconteceu no Compaz Ariano Suassuna, no Cordeiro. Um aluno de cada escola recebeu das mãos do prefeito o certificado de conclusão de curso, que garante mais oportunidades no mercado de trabalho.
 
O prefeito Geraldo Julio destacou a assiduidade dos alunos e a baixa evasão neste semestre. "É uma grande conquista, porque as famílias estão tendo muita dificuldade no Brasil nessa crise que estamos vivendo. E fazer um curso continuado durante tantos meses é um grande desafio para esses alunos. Agora, são 3,5 mil novos profissionais, pessoas que tem uma atividade profissional, seja para buscar um emprego com carteira assinada, seja para ser empreendedor e gerar a própria renda", afirmou o prefeito. 
 
Na formatura, que começou às 14h, houve exposição de trabalhos e atrações culturais, bem como desfile de roupas, penteados, cabelos e tranças desenvolvidos pelos estudantes. Entre as 66 opções oferecidas estavam assistente administrativo, cuidador de idosos, mecânico de bicicleta, bartender, confeitaria, pastelaria, solda elétrica, corte e costura e bombeiro hidráulico, além de línguas como inglês, italiano, francês, japonês e russo. As inscrições para o primeiro semestre de 2018 devem acontecer no início do ano. A rede profissionalizante do Recife é formada por 17 escolas.
 
Para o secretário de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente, Bruno Schwambach, as aulas dos cursos profissionalizantes surgem como oportunidade para as pessoas criarem a própria renda. "Fazemos um trabalho integrado com nossa agência de empregos, nossa sala do empreendedor. A prefeitura tem essa missão de tentar pegar a sua mão de obra e qualificá-las para entregar ao mercado de trabalho e, em 2018, vamos continuar. O compromisso é manter os serviços da  e continuar atendendo as pessoas", grifou o secretário. 
 
Ao longo deste ano, os cursos profissionalizantes formaram mais de 7.000 alunos durante todo o ano. No segundo semestre, foram oferecidas 3.808 vagas em 66 cursos gratuitos, nas áreas de Administração, Informática, Indústria, Vestuário, Construção Civil, Beleza, Alimentação, Artes e Idiomas. 
 
Entre os formandos, o repertório de vida são os mais diversos. O vigilante Luis Henrique dos Santos Bezerra, 29 anos, ficou desempregado no meio do ano e aproveitou a chance para iniciar um projeto antigo: investir no ramo de alimentação. Ele se formou nesta sexta no curso de tortas finas. "Começamos a receber os frutos desse investimento, que é vender os produtos que aprendemos a fazer. Para o Natal, já recebi algumas encomendas de tortas", disse o rapaz. 
 
Já Vaneide Sá Vasconcelos, 50 anos, entrou no curso de corte e costura e abriu o próprio negócio. Na formatura, ela subiu ao palco trajando um vestido feito pelas próprias mãos. "Essa turma é conhecida por ter desistência, mas na nossa não teve. É importante esse curso para pessoas de bairros carentes, que não tem condições de pagar. Eu já costuro, já abri minha lojinha, já vendo tudo o que produzo.  A vida inteira eu trabalhei fora, fui empregada, agora eu tenho meu próprio negócio", comemorou Vaneide.