Secretaria de Cultura

NOTÍCIAS

Cultura | 16.01.17 - 21h35

Mamam inicia temporada 2017 com duas exposições

Trabalhos de Márcio Almeida e Bruno Faria abrem a programação do museu a partir do dia 19

 

 

O Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães – MAMAM retoma suas atividades neste ano de 2017, a partir da próxima quinta-feira, 19. Na ocasião, serão inauguradas as exposições “Sala de Jogar e outros Campos Minados”, do artista visual Márcio Almeida, e “Onde estão as minhas Obras”, de Bruno Faria. As mostras serão abertas a partir das 19h. O Mamam é um equipamento cultural da Prefeitura do Recife.

 

Na exposição “Sala de Jogar e Outros Campos Minados”, o artista visual Márcio Almeida, que esse ano comemora 30 anos de trabalho, traz um recorte dos últimos anos de sua produção artística. Os trabalhos foram desenvolvidos em variados suportes: desenhos, objetos, fotografias, vídeos, instalações, inclusive algumas também destinadas a intervenções urbanas. Na mostra, o artista explora temas do comportamento humano ligados à noção de deslocamento, transitoriedade e pertencimento, naturais da condição humana, bem como, questões de geopolítica e de ocupação do espaço urbano. O trabalho tem como base conceitual uma pesquisa que o artista desenvolve desde 2003, a qual chamou de “Deslocamentos Compulsórios”, que ele define como situações nas quais os indivíduos são levados a deixarem os locais onde vivem por força de agente externos, sejam eventos climáticos, políticas habitacionais, asilos políticos, conflitos afetivos entre outros.

 

Em “Onde Estão as Minhas Obras”, Bruno Faria lança um olhar sobre a história e memória da própria instituição, MAMAM, que antes de ser museu era uma galeria de arte. A exposição parte de um acontecimento presenciado pelo próprio artista em 1999, quando no dia da inauguração da mostra individual do artista Arthur Ohmar, as obras deste não chegaram a tempo para a abertura, se perdendo no trajeto Rio de Janeiro - Recife por um erro da transportadora, que terceirizou o transporte das obras em um caminhão de transporte de galinhas. Arthur Ohmar, revoltado, causou uma grande euforia pichando as paredes do Museu. Para a exposição, Bruno Faria retoma esse fato apresentando uma instalação desenvolvida especialmente para a mostra, que ocupará todo o piso térreo do Mamam.

 

 

 

SERVIÇO

 

Exposições: “Sala de Jogar e Outros Campos Minados” e “Onde Estão as Minhas Obras”

 

Abertura: quinta-feira, dia 19 de janeiro

 

Horário: 19h

 

Onde: Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães (Mamam) - Rua da Aurora, 265, Boa Vista

 

Período de visitação: 20 de janeiro a 5 de março de 2017

 

Horário: segunda a sexta, das 12h às 18h, sábados e domingos, das 13h às 17h 

Informações: 3355.6870/6871