Secretaria de Saúde

NOTÍCIAS

Saúde | 16.01.17 - 21h39

Usuárias do Hospital da Mulher elogiam ações do Janeiro Branco

img_alt

Campanha teve início nesta segunda no Hospital da Mulher (Foto: Cortesia)

 

Começaram, nesta segunda-feira (16), as ações da Campanha do Janeiro Branco, no Hospital da Mulher do Recife - Mercês Pontes Cunha, no Curado. Logo no começo da manhã, um grupo de Psicologia circulou pela unidade fazendo a abordagem com as usuárias. Por meio de mini palestras e dinâmica de grupo, a equipe leva as mulheres a refletir sobre a importância de cuidar do bem estar emocional delas e das pessoas do seu convívio. A atividade começou pelas salas de espera do ambulatório.
 
A abordagem consiste em três momentos. Primeiro, a equipe explica o que é o Janeiro Branco e discute com as mulheres o papel do psicólogo. “Serve para ajudar quando a gente não consegue lidar como os nossos sentimentos, com as nossas emoções”, respondeu a dona de casa Ana Paula da Silva, paciente que aguardava uma consulta de ginecologia. Ela, assim como a maioria das usuárias, participou ativamente das conversas. “O profissional também ajuda a fortalecer a pessoa, a fazer com que ela saia de uma situação adversa e estimula o autoconhecimento”, explicou a psicóloga e coordenadora do evento, Eduarda Pontual.
 
No segundo momento, são distribuídos laços brancos (símbolo da campanha), e as usuárias são convidadas a deixar para trás todos os sentimentos negativos. Simbolicamente, isso acontece quando elas escrevem esses sentimentos num papel e colocam numa urna que será descartada. Em seguida, recebem mensagens positivas retiradas de outra urna. “É muito interessante. Uma forma da gente se comprometer com uma sociedade melhor, que só muda quando nós mudarmos. Justamente a mulher, que sofre tanta discriminação, pode ser aquela que vai melhorar a saúde mental da sociedade”, afirmou a dona de casa Rosineide Tenório, paciente do climatério. A mesma atividade foi apresentada para os funcionários do hospital. Também nesta segunda, aconteceram palestras sobre Suicídio e Ansiedade.
 
Janeiro Branco – Criada em 2014 por psicólogos brasileiros, trata-se de uma campanha humanitária, que busca mais diálogo na sociedade sobre a Saúde Mental. A ideia é conscientizar a população sobre a importância de cuidar da própria saúde emocional, refletindo também sobre a qualidade de vida. Habilidades para alcançar uma vida mais feliz também estão inseridas neste contexto.
 
 
Segue programação desta terça-feira (17)
 

Data

 Atividade

Público-alvo 

Local 

17 de janeiro

(terça-feira)

 

 

 

7h

DINÂMICA DO LAÇO: Distribuição do laço branco (durante todo o período da campanha);

Público em Geral

HMR

 

7h

11h

15h

MINI PALESTRA

Por que o janeiro branco?

Por que o janeiro branco?

Por que o janeiro branco?

Público em Geral

 

Ambulatório

Imagem

Maternidade

7h às 10h

10h às 15h

15 às 19h

REMÉDIO DO AMOR

 

Médicos

Ambulatório

 

8h

MINI PALESTRA

Cuidando do Cuidador

Puérperas

Casa das Mães