Secretaria de Meio Ambiente

NOTÍCIAS

Desenvolvimento Econômico e Empreendedorismo | 16.01.18 - 12h53

Programa Escola Social do Varejo entrega 96 certificados para os alunos concluintes

img_alt

Iniciativa teve como objetivo qualificar jovens para a atuação em empresas varejistas e foi voltada para a faixa etária de 17 a 24 anos (Foto: Felipe Lira/Divulgação)

 

O programa Escola Social do Varejo (ESV), realizado pelo Instituto Walmart em parceria com a Prefeitura do Recife e o Instituto Aliança, entregou 96 certificados para os alunos que concluíram um curso de capacitação voltado para o mercado de trabalho no segmento varejista. A cerimônia foi marcada pela emoção e aconteceu no auditório da Escola Técnica Estadual Professor Agamenon Magalhães, no bairro da Encruzilhada, na noite da sexta-feira (12).

Voltado para jovens moradores da Região Metropolitana do Recife, de 17 a 24 anos, o curso teve carga horária de 330 horas e aconteceu no Compaz Governador Eduardo Campos, no Alto Santa Terezinha. Iniciado em 2010, o ESV tem como objetivo qualificar jovens para a atuação em empresas varejistas de pequeno, médio e grande porte, através da aquisição de competências básicas e específicas que respondam às necessidades do mercado de trabalho no Brasil.

“Mais do que um curso, foi uma experiência de vida e de realização pessoal, que estimulará o nosso crescimento profissional e enquanto seres humanos”, afirmam os concluintes Janf Gomes do Nascimento e Emmeline Muniz Evaristo, que atuaram também como mestres de cerimônia do evento. “Aprendemos que trabalhar em equipe é recompensador e que o mundo do trabalho não é um bicho de sete cabeças. Sabendo lidar com ele, podemos fazer qualquer função que nos for pedida”, completa a oradora da turma, Nataly Raqueliana.

Além de preparar o jovem para atuar no varejo, o programa ESV garante vaga direta de emprego após os cinco meses do curso, além de oferecer também uma completa formação cidadã, incluindo questões sociais, emocionais e de comportamento. “Participar dessa caminhada foi motivo de muito orgulho. Esse momento é a apoteose de tudo o que construímos juntos”, afirma o educador do Instituto Aliança e responsável pela capacitação, Jocemar Filho, o Mazinho.

A secretária-executiva de Emprego, Qualificação e Empreendedorismo, Cristiane Guedes, representou a PCR na cerimônia. “Os institutos Walmart e Aliança foram os parceiros ideais para esse projeto, que tem a mesma filosofia da Prefeitura. Agora os alunos estão muito mais preparados para persistir e vencer os desafios”, aponta, acrescentando que o melhor capital de uma cidade como o Recife são as pessoas.