NOTÍCIAS

Agenda do Prefeito | 16.02.17 - 21h22

Prefeito visita duas entidades que serão beneficiadas com recursos do Baile Municipal

img_alt

O gestor esteve, na tarde desta quinta-feira (16), no Centro Educacional Popular Saber Viver, na Ilha de Deus e no Maracatu Nação Raízes de Pai Adão, em Água Fria. (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)


 

Na tarde desta quinta-feira (16), o prefeito Geraldo Julio, acompanhado da primeira-dama Cristina Mello, visitou duas das instituições que receberão recursos arrecadados pela Prefeitura do Recife com a venda dos ingressos do 53° Baile Municipal do Recife. Por mais um ano,como é tradição, a festa vai doar todo o valor arrecadado com a venda dos ingressos para instituições beneficentes da cidade, estimulando os trabalhos de caridade que elas oferecem pro município.

" Cada uma dessa instituições tem trabalhos muito valiosos, muito bonitos e que merecem ser ajudados para continuar. São ações de profissionalização, artesanato, formação, cidadania. E o Baile Municipal, uma grande festa tradicional pernambucana, com todos os artistas que se apresentam sendo representantes da nossa cultura, colaborando com essas atividades. Todo mundo que compra o ingresso do baile está ajudando essas entidades a manter, melhorar e continuar o que fazem", declarou o prefeito Geraldo Julio, em visita a Centro Educacional Popular Saber Viver, localizado na Ilha de Deus.

"Cada uma dessa instituições tem trabalhos muito valiosos, muito bonitos e que merecem ser ajudados para continuar".

Existente há 34 anos, a instituição atende a cerca de duas mil pessoas da comunidade. Edir Rocha, coordenador de projetos sociais da entidade, falou da felicidade em ser uma das instituições beneficiadas: "Pra gente é uma alegria imensa, pois não contamos com incentivo financeiro, só com doações e alguns apoios à projetos. Essa ajuda vai proporcionar a gente a pagar contas atrasadas e fazer várias melhorias na cozinha e alimentação para as crianças", afirmou. No local, são ofertadas, gratuitamente, atividades de cultura, esporte e lazer para crianças, jovens e adultos. Além disso, o Saber Viver promove turismo comunitário e, por meio da conscientização ambiental, trabalha com o plantio de mudas de manguezais para recuperação desse ecossistema em todo seu entorno.

A segunda instituição que visitada pelo prefeito Geraldo Julio foi o Maracatu Nação Raízes de Pai Adão, existente há 19 anos. Há pouco mais de dois anos o grupo iniciou trabalho social voltado para as atividades culturais nas comunidades localizadas nas proximidades do bairro de Água Fria, onde fica localizada a sede. No espaço são oferecidas oficinas de dança, como o próprio maracatu, cavalo marinho, caboclinho entre outras que fazem parte da cultura popular.  

Taichichuan Felipe da Costa, vice-presidente e fundador da agremiação, falou o que será possível fazer a partir do recebimento dos recursos. "Agradeço demais por sermos um dos locais que será contemplado. Estamos todos muito felizes. Vamos poder fazer reformas no nosso espaço, melhorar a estrutura do nosso prédio, comprar equipamentos para nossas aulas, entre tantas outras coisas", comentou o vice-presidente da nação de maracatu que conta atualmente com 140 crianças, jovens e adultos participando das atividades oferecidas. Faz parte também das atividades do local aulas de percussão e artesanato, neste caso voltado especificamente para idosos, além de atendimento com psicólogo e assistente social.

Além do Centro Saber Viver e do Maracatu Nação Raízes de Pai Adão, outras entidades também receberão os recursos oriundos do Baile Municipal. São elas: Grupo Partilhar, iluminando caminhos, existente há quatro anos, que fica localizada no bairro da Boa Vista e oferece gratuitamente serviços multidisciplinares para crianças, jovens, adultos e idosos, assistindo aproximadamente 50 crianças e 70 adultos e idosos; Centro Educacional Redenção, que é voltada para educação infantil, localizada em Campina do Barreto, que atende atualmente 100 crianças com idade entre 3 e 6 anos e faz um trabalho de apoio às famílias a partir de orientações de prevenção contra violência doméstica; e AMAR / Aliança de mães e famílias com doenças raras, que é desenvolvido por um corpo de voluntários que realizam encontros com as famílias, priorizando as mães, com o objetivo de assessorá-las na consecução dos seus direitos, orientação quanto à tratativa e encaminhamento de situações nos âmbitos jurídico-legal, psicológico, fisioterapêutico, informacional, ocupacional, entre outros.