Secretaria de Saneamento

NOTÍCIAS

Infraestrutura | 16.02.18 - 11h49

Conjuntos residenciais da Prefeitura serão beneficiados com o Projeto Favela Orgânica

 

Moradores dos conjuntos residenciais Naná Vasconcelos e Miguel Arraes serão beneficiados com ações do Projeto Favela Orgânica, que incentiva a ampliação da visão das pessoas sobre o alimento, criando inúmeras possibilidades através da aplicação do conceito do aproveitamento total dos alimentos no dia a dia. A programação prevê a realização de uma palestra motivacional com Regina Tchelly (Programa Amor de Cozinha) com a participação de até 60 (sessenta) pessoas; e dois cursos para duas turmas com 15 (quinze) pessoas cada, entre os dias 19 e 22 de fevereiro.

Na segunda-feira (19), a Chef Regina Tchelly fará uma palestra motivacional para 600 pessoas, no Compaz Alto Santa Terezinha. No dia 20, no Sest/Senat, será realizado o curso Ciclo do Alimento e seu Aproveitamento Total. No dia 21, será a vez do curso Aproveitamento Total dos alimentos para consumo próprio e comercialização. O encerramento, no dia 22, às 10h30, será com um almoço preparado pelos beneficiários dos cursos.

Outro objetivo importante do Projeto é a capacitação de chefes de família para mudança na cultura de consumo e desperdício, potencializando a renda e equilibrando o orçamento familiar; além da criação de cardápios para comercialização e conseqüente geração de renda. Por fim, a oportunidade de intercâmbio com o Projeto Favela Orgânica pretende garantir a alguns jovens do Projeto Condomínio Orgânico uma visita à sede no Rio de Janeiro para vivenciar as experiências e as práticas, tornando-os agentes multiplicadores nos residenciais entregues pelo PAC Beberibe, além de vislumbrar a possibilidade de torná-los núcleos do Projeto Favela Orgânica em Recife-PE.

Recentemente inauguradas, as hortas comunitárias dos residenciais surgem como alternativa não só para a ocupação de espaços ociosos existentes, mas principalmente geração de renda para as famílias beneficiárias - uma vez que proporciona melhoria de hábitos alimentares através do cultivo e colheita de hortaliças para consumo próprio e produção de sementes e mudas para comercialização. As hortas são equipadas com minhocários/composteira, berçário de mudas/sementeira e canteiros suspensos (onde foram plantadas mudas de morango, couve, alface, alecrim, hortelã, tomate, cebolinha, salsa, erva doce, manjericão, arruda).

FAVELA ORGÂNICA - O Projeto Favela Orgânica nasceu no Rio de Janeiro em setembro de 2011, através da iniciativa e visão de futuro da empregada doméstica Regina Tchelly - hoje chefe de cozinha. Seu principal objetivo é incentivar pessoas a estabelecer novas relações com os alimentos, na perspectiva de evitar o desperdício, cuidar do ambiente e mostrar que é possível acabar com a fome. O projeto já expandiu suas oficinas e palestras para outros estados do Brasil e também outros países, tais como França, Itália e Uruguai.

 

PROGRAMAÇÃO

* Dia - 19/02

Palestra Motivacional com Regina Tchelly  (Programa Amor de Cozinha/ Projeto Favela Orgânica

15h às 17h

LOCAL: Compaz  Alto Santa Terezinha – Endereço: Av. Aníbal Benévolo, S/N - Alto Santa Terezinha

_______________________________________________________________

* Dia - 20/02

Curso: Ciclo do Alimento e seu aproveitamento total

Turma manhã - 08h30 às 11h30

Turma tarde - 14h às 17h

LOCAL: Sest/Senat - AV. Beberibe,Nº .3620 - Porto da Madeira

_______________________________________________________________

Dia - 21/02

Curso; Aproveitamento total dos alimentos para consumo próprio e para comercialização

Turma manhã - 08h30 às 11h30

Turma tarde - 14h às 17h

LOCAL: Sest/Senat - AV. Beberibe,Nº .3620 - Porto da Madeira

_______________________________________________________________

Dia - 22/02

Preparação do banquete e encerramento

10h30

Público: Participantes dos cursos e convidados

LOCAL: Sest/Senat - AV. Beberibe,Nº .3620 - Porto da Madeira