Secretaria de Saúde

NOTÍCIAS

Covid-19 | 16.02.22 - 16h46

Prefeitura do Recife inicia vacinação contra covid-19 nas Escolas Municipais

img_alt

Alunos com idades entre 5 e 11 anos já começaram a ser vacinados às 8h desta quarta-feira (16). A prefeita em exercício, Isabella de Roldão, esteve na Escola Municipal do Engenho do Meio, umas das três unidades que realizam imunização hoje. (Foto: Brenda Alcantara/ PCR)

 

No primeiro dia de vacinação de crianças nas escolas municipais do Recife, a prefeita em exercício, Isabella de Roldão, acompanhou o processo de imunização na Escola Municipal do Engenho do Meio. Desde as 8h desta quarta-feira (16), os estudantes com idades entre 5 e 11 anos foram recebidos pelo MC Gotinha e começaram a ser vacinados na instituição, muitos deles acompanhados pelas mães, pais ou responsáveis. Além da escola do Engenho do Meio, esta quarta também é dia de vacina nas Escolas Municipais dos Coelhos e Santa Maria (no Alto José do Pinho). A campanha de vacinação nas unidades de ensino ocorre de forma itinerante. Outras nove escolas terão vacinação para seus estudantes até a próxima sexta-feira (18), e a ação acontecerá sempre entre 8h e 16h.

“A gente estava com uma expectativa grande. Houve um planejamento intenso, da Secretaria de Educação e da Secretaria de Saúde para esta ação. O nosso objetivo é vacinar 100% das nossas crianças. Então, quanto mais possibilidades de aproximar esse público da vacina, melhor. Até o final da semana, a gente contempla nove escolas. Vale salientar que a gente já está com quase 30% da população com essa faixa etária de 5 a 11 anos vacinada e a tendência é ampliar”, comentou a prefeita em exercício, Isabella de Roldão. “Lembramos que aos finais de semana nós temos os Parquinhos da Vacina, não esqueçam, para que a gente alcance ainda mais crianças. E os pais e mães também podem agendar a vacinação para os quatro Centros de Vacinação Infantil disponíveis”, acrescentou ela.

Segundo o secretário de Educação do Recife, Fred Amancio, para a vacinação nas escolas, não é necessária a presença dos pais - o aluno precisa apresentar um termo de consentimento, que já foi previamente distribuído nas instituições de ensino, assinado pelo responsável legal, autorizando a imunização do estudante. “Não é necessária a presença dos pais. Todas as nossas escolas foram orientadas. A gente fez toda uma programação que começa hoje e segue pelas próximas semanas. Nós estamos enviando uma carta aos pais explicando a importância da vacina, para a criança, para a escola e para a família, e também explicando que a criança só vai ser vacinada com autorização dos pais”, disse ele. “Vai junto um termo de autorização, os pais assinam e com isso a escola vai poder fazer a vacinação da criança. Não é necessária a presença dos pais, mas os pais que queiram acompanhar esse momento serão recebidos pelas escolas”, finalizou. 

A secretária de Saúde do Recife, Luciana Albuquerque, convocou os pais e responsáveis a autorizarem a imunização de seus filhos, lembrando que o combate à pandemia depende da mobilização de todos. “Nossa expectativa é que a gente possa vacinar todas aquelas crianças que não foram vacinadas em um dos nossos centros de vacinação. Hoje o Recife tem quase 30% de cobertura vacinal dessas crianças. Então, pais, mães, responsáveis, autorizem a vacinação das crianças nas escolas, e se quiserem também podem acompanhar os seus filhos”, disse. Ela falou ainda sobre as especificidades da vacinação para quem tem entre 5 e 11 anos: “Hoje nós temos a Coronavac e a Pfizer para a vacinação desta faixa etária. E são vacinas comprovadas cientificamente, seguras e eficazes. E é importante dizer que a seringa e a agulha para a vacinação dessas crianças são menores, tudo é específico para elas. Esse é um esforço coletivo para salvar vidas porque vacinas salvam vidas”, continuou. 

A estimativa é que a ação contemple 500 crianças diariamente e percorra as escolas da rede que atendem alunos e alunas nesta faixa etária. Assim como nos postos de vacinação e no Parquinho da Vacina, a garotada imunizada ganha certificado de criança supervacinada e as unidades de ensino contam com ações lúdicas para entreter os pequenos durante o período de observação pós-vacina, que é de 20 minutos. Até esta terça-feira (15), de acordo com levantamento realizado pela Secretaria de Saúde, 48.975 crianças residentes na capital pernambucana haviam iniciado o processo de imunização, representando 30,69% de cobertura vacinal. Segundo estimativa do Ministério da Saúde, baseada no Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Recife tem 159.558 crianças nessa faixa etária. Na área da educação, a Rede Municipal de Ensino do Recife contabiliza - entre escolas e creches - cerca de 72 mil estudantes entre cinco e 11 anos de idade matriculados em 275 unidades de ensino destinadas a essa faixa etária.

Elisângela dos Santos, 41 anos, dona de casa, mora em Roda de Fogo com o marido, dois filhos e a nora. Neste primeiro dia de vacinação nas escolas, ela acompanhou o filho mais novo, José Luan dos Santos, 7 anos, estudante do 2º ano da Escola Municipal do Engenho do Meio, no momento da imunização. “Aqui eu achei mais rápido do que agendando. Nós estamos seguros, vendo as mães acompanhando os filhos se vacinando aqui. Foi bom, foi bem legal mesmo fazer na escola. Se tivesse que ir à Cidade Universitária, seria mais distante”, opinou ela. E José Luan saiu satisfeito com o seu certificado de criança Supervacinada. “Foi bom. Agora eu já estou protegido contra o coronavírus e estava ansioso”, disse José Luan, dizendo que, mesmo vacinado, vai continuar utilizando as máscaras e o álcool em gel 70%. 

Já para a dona de casa Eugênia Freitas, 30 anos, mãe de Victor Lucas Freitas, 11 anos, estudante do 5º ano da escola, a vacinação na unidade de ensino faz toda a diferença porque se trata de um ambiente acolhedor e já conhecido da família. “Foi muito prático, foi bem melhor do que agendar para a universidade e ter que pegar carro para ir. Meu filho ficou menos nervoso. No dia em que eu disse que iria agendar a vacinação, ele ficou nervoso, mas aqui ele ficou mais tranquilo porque viu os coleguinhas tomando a vacina”, explicou ela. “Agora está super protegido, graças a Deus. A família toda já tinha se vacinado, só faltava ele”, complementou.  

Nesta primeira semana, a campanha de vacinação nas escolas contemplará também as Escolas Municipais Santa Maria Goretti (Vasco da Gama); Mário Melo (Campo Grande); Santa Luzia (Estância); Educador Paulo Freire (Ipsep); e Carlúcio de Souza Castanha Júnior (Cohab). Nestas unidades, a vacinação acontece na quinta-feira (17). Na sexta-feira (18), as equipes da Saúde visitarão as Escolas Municipais Diná de Oliveira (Iputinga); Draomiro Chaves Aguiar (Casa Amarela); Professora Jandira Botelho Pereira da Costa (Campo Grande); e Novo Mangue (Ilha de Joana Bezerra).