Secretaria de Educação

NOTÍCIAS

Educação | 16.03.17 - 12h18

NOTA - Greve dos Professores

A Prefeitura do Recife respeita a decisão do Sindicato Municipal dos Professores da Rede Oficial de Ensino do Recife (Simpere) de participar da paralisação nacional da última quarta-feira (15) para discutir temas importantes para o País como a Reforma da Previdência. No entanto, a Prefeitura lamenta a decisão do Simpere de deflagrar greve por tempo indeterminado, prejudicando a rede municipal de ensino, que atende um total de 90 mil estudantes.

A decisão pelo movimento grevista foi definida antes mesmo da primeira reunião setorial com os professores para discutir os pleitos da categoria. A Prefeitura do Recife entende que o sindicato desrespeitou o processo de negociação.

VALORIZAÇÃO DO PROFESSOR - A atual gestão sempre respeitou a Lei Federal n° 11.738/08, que estabelece o vencimento inicial das carreiras do magistério público da educação básica. Nos últimos quatro anos, todos os docentes da rede municipal de ensino do Recife receberam reajustes que, acumulados, chegam a 37,72% - percentual superior à inflação do período.

Nos últimos quatro anos, foram nomeados mais de 1.300 professores aprovados em concursos já realizados pela Secretaria de Educação.

INVESTIMENTOS EM EDUCAÇÃO -   A atual gestão da Prefeitura do Recife está implantando um novo padrão de qualidade pedagógica e estrutural da rede municipal de ensino, como parte do projeto Escola do Futuro. Para isso, foram investidos mais de R$ 192 milhões em educação nos últimos quatro anos de gestão. O valor é maior que a soma dos investimentos na área nos 12 anos das administrações anteriores. Pelo quarto ano consecutivo, a Prefeitura aplicou mais de 25% da receita na área de educação, cumprindo o que determina a Constituição Federal.

A Prefeitura do Recife está investindo bastante em um novo padrão de qualidade da rede municipal de ensino. Com um parque escolar de 309 unidades educacionais, a atual gestão está aplicando mais de R$ 86 milhões na construção de 22 novos equipamentos e na requalificação da rede antiga. Foram entregues dez creches-escolas e cinco escolas. Ainda estão em construção um total de três creches-escolas e quatro escolas.