Secretaria de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos

NOTÍCIAS

Direitos Humanos | 16.03.18 - 11h41

PCR e Conselho de Juventude realizam atividade sobre direitos dos jovens no Fórum Social Mundial

img_alt

Em formato de jogo de tabuleiro em tamanho gigante, a atividade consistiu em lançar desafios aos participantes para testar os conhecimentos deles sobre os onze direitos do Estatuto da Juventude (Foto: Priscila Estevão/Cortesia)

 

Para a secretária-executiva de Juventude do Recife, Camila Barros, que participou do fórum, construir a metodologia do jogo junto com o Conselho de Juventude foi uma experiência maravilhosa. “Era o que precisávamos para levar o conteúdo do Estatuto da Juventude para os territórios, de forma lúdica, mas que ao mesmo tempo instigasse o jovem a pensar como se dá o processo de implementação de uma política pública, colocando-o inclusive no lugar de gestor. O Game of Jovens é um jogo ímpar e inovador que, em breve, será apresentado à juventude do Recife", disse a gestora.

A jovem Irene Késsia, integrante do CMPPJ, achou muito gratificante poder contribuir para a criação do jogo e levá-lo a um evento importante como o Fórum Social Mundial. "Toda a construção do Game of Jovens aconteceu em menos de um mês. Ver a transformação de uma ideia se concretizar em um jogo sobre os direitos da juventude foi uma experiência incrível. A galera que jogou gostou muito. Foi muito bom ter o nosso nome, enquanto conselheiros de Juventude, em um game que que provavelmente pode ganhar o Brasil todo”, avaliou Irene.

Outra área da SDJPDDH que participou do Fórum Social Mundial foi a Secretaria Executiva de Assistência Social do Recife. A equipe do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) expôs a experiência do SCFV do Recife numa roda de diálogo sobre o tema. O chefe de Divisão do SCFV Recife, Edson Lima, explicou aos participantes que o serviço atua em três eixos: convivência social, direito de ser e participação. São oferecidas atividades esportivas, palestras, danças contemporâneas, artes, visitas a pontos turísticos e museus, entre outras ações de integração e promoção da autoestima; tudo sob supervisão e acompanhamento de cerca de 30 profissionais, entre técnicos, educadores e orientadores sociais.

O SCFV do Recife atende aproximadamente 1.400 pessoas, sendo 1.100 crianças e jovens, além de 300 idosos. O público-alvo do SCFV são pessoas em condições sociais, educacionais e econômicas vulneráveis, incluindo alguns jovens cumprindo medidas socioeducativas, em situação de acolhimento ou com defasagem escolar superior a dois anos. O principal objetivo da Prefeitura com essas ações é buscar o fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários dessas pessoas, através de práticas e vivências que estimulem o aprendizado e o respeito ao próximo.

FÓRUM - O Fórum Social Mundial é um encontro internacional articulado por movimentos sociais e ONGs para discutir propostas que sirvam de alternativa ao padrão econômico e social mundial. O evento também serve para que os diversos movimentos sociais troquem experiências. Nesta edição do fórum, mais de 120 países estão em Salvador. No total, mais de 25 mil pessoas se inscreveram para participar das mais de 1.600 atividades.