Secretaria de Cultura

NOTÍCIAS

Cultura | 16.03.18 - 12h33

Teatro Barreto Júnior vira palco do lançamento do Estudante Protagonista 2018

img_alt

Apresentações de teatro e contação de história marcaram o inicio do projeto que tem como objetivo estimular ações de protagonismo estudantil (Foto: Lú Streithorst/PCR)

 

A programação reuniu estudantes das Escolas Municipais da Rede de Ensino do Recife, Escola Professor José da Costa Porto (Joana Bezerra), Escola Pedro Augusto (Boa Vista), Escola Maestro Nelson Ferreira (Ibura) e Escola Bernard Van Leer (Brasília Teimosa) e Escola Municipal Reitor João Alfredo (Ilha do Leite). Além de apresentar os subtemas que vão ser desenvolvidos ao longo de todo ano letivo, como “O fantástico mundo da imaginação”, “Cordel em foco”, “O autor é você” e “A minha, a tua, a nossa história”, o dia foi de grandes apresentações desenvolvidas em sala de aula por intermédio da dança, música e poesia.

O destaque de abertura ficou por conta da apresentação do monólogo A Carta de Maria Teodora – baseada no livro “A Noiva da Revolução: O romance da República de 1817”, de Paulo Santos, realizada pela ex-aluna da Escola Municipal Reitor João Alfredo, Mayara Aguiar, 15 anos, que revelou que o trabalho foi realizado nas aulas de teatro quando ainda era aluna da rede municipal e que foi determinante para ela se sentisse mais segura e confiante na escola e na vida. Sobre o texto apresentado, a aluna destacou que o texto mostra a visão de uma perspectiva diferente. “É o olhar da mulher em relação a Revolução Pernambucana. Então achei muito importante dar esse protagonismo à visão feminina”, ressaltou .

A apresentação de Teatro de Luz Negra, realizado pelos estudantes da Escola Professor José da Costa Porto, também foi muito aplaudido. Juntando as disciplinas de arte e matemática, os alunos utilizaram as formas de Tangram, antigo quebra-cabeças chinês constituído por sete peças criadas de um mesmo quadrado, para dar vida a uma linda história, com trilha sonora da cantora irlandesa Enya.

A professora de Artes, Lucélia Albuquerque, idealizadora do projeto explicou como foi a construção da apresentação. “Foram dois meses de pesquisa e, apesar de termos elaborado a concepção do projeto, todo o trabalho realizado foi feito pelos alunos. Desde a pesquisa sobre o Tangram, como a criação da apresentação teatral”, pontuou. Os alunos Aline Monteiro (14), Robson Andrade (14) e Alessandra Agra (14) falaram entusiasmados sobre o dia. “Nas aulas de Artes e Matemática fomos apresentados ao tangram, como ele funcionava e partimos para criar a apresentação. Foi muito legal porque foge da monotonia dos assuntos, principalmente das aulas de matemática. Aprendemos formas geométricas de forma mais divertida”, contaram.

Para fechar a programação, os contadores de histórias Suzana Moraes e Tio Diego divertiram a criançada com músicas, apresentação de cordéis e histórias como João e o Pé de Feijão e Chapeuzinho Vermelho. Sobre o evento, o professor dos anos finais da rede municipal de ensino do Recife e cerimonialista do evento Otacílio Junior, destacou que projetos como este são importantes ao estimular o protagonismo juvenil. “Este ano queremos continuar mostrando a esses alunos que eles são capazes de serem os atores da ação, que dentro do universo deles, podem criar a história, ter esse poder de emponderar”, finalizou.