Secretaria de Cultura

NOTÍCIAS

Cultura | 16.03.22 - 18h08

Prorrogadas as inscrições para o registro de Patrimônio Vivo do Recife

img_alt

Prazo para submissão de candidaturas, que encerraria hoje (16), foi ampliado até o próximo dia 21 (Foto: Marcos Pastich/Arquivo PCR)

A Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Cultura e da Fundação de Cultura Cidade do Recife, prorrogou as inscrições para o primeiro edital de Registro de Patrimônio Vivo do Recife. O prazo, que encerraria hoje (16), foi estendido até o próximo dia 21. Para se inscrever, basta acessar o site www.culturarecife.com.br, onde estão disponíveis orientações e modelos das documentações necessárias.

Quem não puder realizar a inscrição virtual terá assegurado atendimento presencial no Núcleo de Cultura Cidadã, localizado no Pátio de São Pedro, casa 39, com horário marcado, entre 9h e 16h, cumprindo os protocolos sanitários. Para agendamentos e esclarecimentos: (81) 3224-3674 e (81) 3224-3660, (81) 3355-9013, (81) 99321-1517 e (81) 99933-2490.

O primeiro processo de seleção para Registro de Patrimônio Vivo do Recife vai selecionar até quatro Patrimônios, entre indivíduos e grupos, garantindo bolsas de incentivo mensais, nos valores de R$ 1.650 e R$ 2.200, respectivamente, em caráter vitalício.

Poderão se candidatar pessoas naturais ou grupos de pessoas que manifestem as práticas, representações, expressões, conhecimentos e técnicas que têm como fontes a sabedoria, a memória e o imaginário local, transmitidas de geração em geração e com identidade cultural nas comunidades.

Para concorrer ao registro individual, é preciso ser brasileiro nato ou naturalizado, residente no Recife há cinco anos ou mais e ter comprovada participação em atividades culturais há 20 anos ou mais na cidade do Recife, além de estar capacitado a transmitir o conhecimento ou a técnica para alunos ou aprendizes. Aos grupos, é exigido estarem sediados e constituídos na cidade do Recife, com comprovada participação em atividades culturais, há pelo menos 20 anos, além de também estarem capacitados a transmitir saberes e fazeres culturais.

Todos os candidatos, pessoas ou grupos, devem ser indicados por uma entidade proponente.