Secretaria de Meio Ambiente

NOTÍCIAS

Meio Ambiente | 16.04.18 - 15h32

Prefeitura e Ademi iniciam plantio de 2 mil árvores

img_alt

Avenida Militar recebe 46 mudas Ipês e Caraibeira, plantas nativas e com floração intensa. Ação é fruto de uma parceria entre Prefeitura do Recife e Ademi-PE (Foto: Daniel Tavares/PCR)

 

A Avenida Militar, no Bairro do Recife, vai se transformar em um corredor repleto de Ipês e Caraibeira, espécies de floração intensa. Nesta segunda-feira (16), teve início o plantio de 46 mudas nos passeios da via, fruto de uma parceria entre a Prefeitura do Recife e a Ademi-PE. Ao todo, o projeto prevê a ampliação da cobertura verde da cidade, com duas mil novas árvores espalhadas em diversos espaços públicos. A iniciativa teve como ponto de partida o trecho, localizado entre a frente do Terminal Marítimo e o Forte do Brum.

Segundo o secretário de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente, Bruno Schwambach, a ação vai durar quatro meses e beneficia as regiões mais áridas da cidade. “Antes, na hora de fazer empreendimentos, as árvores eram suprimidas e replantadas de forma aleatórias. Agora, fizemos um levantamento de onde a cidade mais precisava, as maiores zonas de calor e os locais de fluxo intenso. Elaboramos os projetos para o replantio nessas áreas prioritárias e conseguimos, junto com a Ademi, fazer essa articulação com as construtoras para realizar os plantios concentrados”, detalha.

Para o presidente da Ademi-PE, Gildo Vilaça Filho, a parceria chega para atender a sociedade e também o setor. “Entendemos que isso vai trazer um benefício muito maior para sociedade e para as empresas ao mesmo tempo. A burocracia é muito menor em um projeto único para várias empresas. Antes, cada uma tinha que fazer um projeto para tramitar dentro da secretaria. Agora, com um grande projeto único, a burocracia é muito menor e custo é menor, pois em vez de negociar 5 ou 10 mudas, negocia-se mil mudas. É uma relação ganha-ganha que a gente tem que procurar cada vez mais”, disse.

O projeto prioriza o uso de espécies pertencentes ao bioma da Mata Atlântica. No Bairro do Recife, estão sendo colocadas mudas de Ipê Amarelo, Ipê Roxo, Ipê Rosa e Caraibeira. Atendendo ao que determina o manual de arborização da prefeitura, as plantas são de médio e grande porte e apresentam, em média, dois metros de altura. A escolha das espécies e o tamanho das mudas visa aumentar o índice de sucesso do plantio, além de evitar a depredação. A expectativa é que, em três anos, algumas dessas árvores já comecem a florescer

Pela parceria, serão beneficiadas 12 áreas públicas da cidade, como canteiros centrais, refúgios, praças e passeios. Entre os espaços contemplados, estão os canteiros centrais das avenidas Mascarenhas de Morais e Domingos Ferreira, além de passeios na Ilha Joana Bezerra. O objetivo é que a ação amplie a cobertura verde das localidades, proporcionando beleza paisagística e a criação de microclimas para amenizar as altas temperaturas e combater as ilhas de calor.