NOTÍCIAS

Administração | 16.04.19 - 12h04

PCR divulga o que abre e fecha nesta Semana Santa

 

A Prefeitura do Recife informa que nesta quinta-feira (18), quando tem início, a Semana Santa, será considerado o ponto facultativo em todos os órgãos da administração direta e indireta do município. Os serviços da Prefeitura do Recife retomam o funcionamento normal na segunda-feira (22), após o feriado da sexta-feira (19). Durante o período, os serviços considerados essenciais para o município serão mantidos à critério da chefia de cada órgão.

O feriado será de lazer e de muita cultura para quem quiser aproveitar atividades e equipamentos da cidade. A Ciclofaixa de Turismo e Lazer estará disponível nos  dias 19 e 21 (sexta-feira e domingo), com o percurso exclusivo para bikes, que somam 35,6km, e estarão montados oferecendo um passeio por atrativos turísticos da cidade. Nos mesmos dias também estará montado o Lazer na Rua, no Segundo Jardim de Boa Viagem. 

Já no Bairro do Recife, o Marco Zero vai receber a encenação da vida de Jesus, com o espetáculo "Jesus, a luz do mundo", que será apresentado nos dias 19, 20 e 21 de abril, às 18h. No Sítio da Trindade, a Paixão de Cristo de Casa Amarela chega à sua 17ª edição e também se apresenta entre os dias 18, 19 e 20 de abril, às 20h no local. As programações são gratuitas e abertas ao público.

Além das paixões, o Paço do Frevo e o Museu da Cidade também contarão com atividades abertas aos recifenses e visitantes da cidade. Outra opção de lazer  é o Jardim Botânico do Recife, na Zona Oeste da cidade, que abre as portas na quinta (18), sexta (19), sábado (20) e domingo (21), das 9h às 15h30.  Durante o período, por conta do feriado, o local não contará com visita guiada. O Econúcleo Jaqueira, localizado na Zona Norte da cidade, também abre as portas ao público durante na quinta (18), sexta (19), sábado (20), das 9h às 17h.

Confira abaixo em detalhes o funcionamento dos serviços e atividades da Prefeitura do Recife neste feriado.

 

EDIFÍCIO-SEDE -  Os serviços e o atendimento ao público oferecidos no edifício-sede da Prefeitura e na sede da Reciprev e Saúde Recife não funcionam durante esta quinta (18) e sexta-feira (19), retomando à normalidade na segunda-feira (22), das 8h às 17h.

POSTOS DE ATENDIMENTO AO CONTRIBUINTE -  Não haverá atendimento no Centro de Atendimento ao Contribuinte, localizado no edifício-sede da Prefeitura do Recife, Bairro do Recife, na próxima quinta-feira(18), véspera do feriado consagrado à Paixão de Cristo. O expediente na unidade só retorna na próxima segunda-feira(22). Os outros dois postos, localizados no Expresso Cidadão do Rio Mar e do Cordeiro, também funcionam somente até a próxima quarta-feira (17) e voltam ao seu horário de atendimento no dia 22 de abril.  Informações sobre IPTU, ISS e taxas referentes ao município estão disponíveis no  Portal http://portalfinancas.recife.pe.gov.br/.

COMPAZ - Os Compaz Ariano Suassuna (Cordeiro) e Eduardo Campos (Alto Santa Terezinha) vão estar fechados da quinta (18) ao domingo (21), retomando as atividades na terça (23), já que segunda o funcionamento é só interno.

BIBLIOTECAS MUNICIPAIS - As Bibliotecas Populares de Afogados e Casa Amarela também estarão fechadas da quinta (18) ao domingo (21), retomando as atividades na segunda (22).

TURISMO E LAZER - A Ciclofaixa de Turismo e Lazer estará disponível dois dias neste feriadão da Semana Santa. Nos dias 19 e 21 (sexta-feira e domingo), o percurso exclusivo para bikes, que somam 35,6km, estarão montados oferecendo um passeio por atrativos turísticos da cidade. Nos mesmos dias também estará montado o Lazer na Rua, no Segundo Jardim de Boa Viagem. No trecho privilegiado da orla, a via fica aberta para uso da população para a prática esportiva e de lazer.

O Olha! Recife estará de recesso nos dias do feriado, mas garante passeios na semana seguinte, com roteiros gratuitos na quarta-feira, sábado e domingo. A programação é divulgada no site www.olharecife.com.br. Os parques Santana e Macaxeira estarão funcionando normalmente. 

CULTURA –   Na capital pernambucana, o feriado santo será cenário para duas grandes encenações da mais célebre história da humanidade, com apoio da Prefeitura do Recife: o espetáculo Jesus, a luz do mundo, que será apresentado nos dias 19, 20 e 21 de abril, às 18h, no Marco Zero; e a Paixão de Cristo de Casa Amarela, que chega à sua 17ª edição entre os dias 18, 19 e 20 de abril, às 20h, no Sítio Trindade. As programações são gratuitas e abertas ao público.

No Marco Zero, a encenação, que leva a assinatura da Apacepe (Associação dos Produtores de Artes Cênicas de Pernambuco), terá roteiro, montagem e elenco novos, reunindo 100 figurantes e 43 atores, como Bruno Garcia e Germano Haiut, em 22 cenas, algumas delas jamais encenadas no Marco Zero.

A Paixão de Cristo de Casa Amarela apresentará 80 atores e figurantes em seis cenários, três deles novos. A encenação a céu aberto apresentará também novos figurinos e terá mãe e filho no papel de Maria e Jesus: Marly Floro Câmara e George Floro Acioly. O espetáculo deste ano será dedicado ao bispo D. Helder Câmara.

Além das paixões, diversão e cultura estão garantidas para os recifenses de folga. Na quinta-feira (18), o Paço do Frevo, espaço de salvaguarda do mais pernambucano dos gêneros musicais, abre normalmente, das 9h às 17h. Na sexta (19), o equipamento estará aberto e fervendo de conteúdo das 13h às 17h, com última entrada às 16h30. No sábado e no domingo (21 e 21), o Paço abrirá das 14h às 18h, com última entrada às 17h30. Informações: (81) 3355-9500.

Também tem história no roteiro do feriadão. No Museu da Cidade, localizado no Forte das Cinco Pontas, no Bairro de São José, a exposição "Cinco Pontas" estará aberta à visitação gratuita no sábado e domingo, reunindo achados arqueológicos, pinturas e documentos que mostram a importância da fortificação em diversos momentos históricos da capital pernambucana. Em quase 400 anos de existência, o local já foi base para navegadores, depósito, prisão e quartel militar. Informações: (81) 3355-9540.

Abertos todos os dias, os parques Sítio Trindade e Dona Lindu são convites irresistíveis para curtir o feriado em movimento e ao ar livre.

MEIO AMBIENTE - O Jardim Botânico do Recife, Zona Oeste da cidade, abre as portas para o público durante a Semana Santa. Na quinta (18), sexta (19), sábado (20) e domingo (21), o equipamento público de lazer, pesquisa e conservação funcionará das 9h às 15h30.  Durante o período, por conta do feriado, o local não contará com visita guiada.

O Econúcleo Jaqueira, Zona Norte da cidade, abre as portas ao público durante a Semana Santa. O equipamento de educação ambiental funciona na quinta (18), sexta (19), sábado (20), das 9h às 17h, com exceção do domingo (21), que estará de portas fechadas. Arte-educadores vão comandar atividades relacionadas às práticas sustentáveis de forma gratuita.

EMPREENDEDORISMO – As Salas do Empreendedor que funcionam no andar térreo da PCR, no Centro Público de Casa Amarela, no Compaz Governador Eduardo Campos e no Compaz Ariano Suassuna funcionam até a quarta (17/04) e reabrem na segunda (22).

EMPREGO – As unidades da Agência do Emprego de Casa Amarela, Soledade, Afogados e Rio Branco funcionam até a quarta (17) e reabrem na segunda (22). 

ESCOLAS - As escolas profissionalizantes da Prefeitura do Recife funcionam até a quarta (17) e reabrem na segunda (22).

PROCON –  O Procon Recife não abre nos dias 18 e 19/04, feriados da Semana Santa. Na segunda-feira (22), as atividades voltam na sede, localizada na rua Carlos Porto Carreiro, 156, Derby, das 8h às 13h.  Já nos postos avançados de Atendimento no Compaz Governador Eduardo Campos, Alto Santa Terezinha e no Compaz Ariano Suassuna, Cordeiro, o funcionamento é de terça a sexta, das 8h às 13h. 

O telefone de contato do Procon Recife é o 0800 28 11311. O atendimento ao público também é feito pelo e-mail procon@recife.pe.gov.br.

ESPORTES – As 19 Academias Recife funcionam até a quinta-feira (18) e reabrem na segunda (22). Os programas esportivos realizados pela Secretaria Executiva de Esportes funcionam até a quarta (17) e retornam na segunda (22).

MULHER –  O Centro Municipal Júlia Santiago e o Centro de Referência Clarice Lispector - estarão fechados durante os dias 18 e 19 de abril. No entanto, o Liga, Mulher, disque-orientação do Clarice, funcionará em esquema de plantão, das 7h às 19h. O telefone do Liga, Mulher é o 0800 2810107. 

TRÂNSITO – Os serviços oferecidos na sede da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) de atendimento ao idoso, aos taxistas e aos usuários que desejam recorrer das multas serão suspensos nesta quinta-feira (18) e sexta-feira (19). Já os serviços de monitoramento de tráfego e de fiscalização prestados pelos agentes de trânsito funcionarão normalmente durante o feriado, assim como o teleatendimento 24h, no qual o cidadão pode acionar a CTTU gratuitamente através do 0800.081.1078. A sede da Autarquia fica na Rua Frei Cassimiro, 91, no bairro de Santo Amaro, e o atendimento presencial à população volta a funcionar normalmente na segunda-feira (22), a partir das 8h até as 13h.

EDUCAÇÃO - As escolas e creches-escolas municipais estarão em funcionamento interno com a realização do Conselho Pedagógico, voltado para professores, gestores e coordenadores pedagógicos no dia 17 (quarta-feira), e nos dias 18 (quinta) e 19 (sexta) de abril as escolas estão fechadas. As aulas voltam normalmente na segunda-feira (22). 

MERCADOS E FEIRAS – A Autarquia de Serviços Urbanos do Recife (Csurb) informa que os horários dos mercados públicos, Feiras Novas e centros de comércio popular serão alterados em alguns dias. Na quinta-feira (18), no sábado (20) e no domingo (21), todos equipamentos serão abertos normalmente, das 6h às 18h nos dois primeiros e das 6h às 13h no domingo de Páscoa. No entanto, na sexta-feira (19) funcionarão apenas meio expediente, das 6h às 13h. O Centro de Comércio Popular Calçadão dos Mascates (Camelódromo) não funciona na sexta-feira (19). É importante lembrar que a abertura dos boxes é opcional e, portanto, definida pelos permissionários. 

SAÚDE –  Durante o feriado da Semana Santa, nestas quinta e sexta-feira (18 e 19), as quatro Upinhas 24 horas – Governador Eduardo Campos (Bomba do Hemetério), Dr. Moacyr André Gomes (Morro da Conceição), Prof. Dr. Hélio Mendonça (Córrego do Jenipapo) e Profª Dra. Fernanda Wanderley (Linha do Tiro) – estarão abertas o dia todo para as pequenas urgências das áreas cadastradas. Já as demais Unidades de Saúde da Família (USF), incluindo as Upinhas Dia e Unidades Básicas Tradicionais, estarão fechadas, reabrindo normalmente na segunda-feira (22).

O atendimento no Hospital da Mulher do Recife (HMR), no Curado, será normal durante o feriado para a realização de partos encaminhados através do Sistema de Regulação do Recife (Sisreg). O Centro de Atenção à Mulher Vítima de Violência Sony Santos, do HMR, funcionará normalmente durante todo o feriado, 24 horas, com atendimento multidisciplinar.

As maternidades municipais Professor Barros Lima (Casa Amarela), Professor Bandeira Filho (Afogados) e Professor Arnaldo Marques (Ibura) funcionam normalmente, 24h, para a realização de partos, além de disponibilizar atendimento 24h multidisciplinar às mulheres vítimas de violência. Os serviços de urgência e emergência nas Policlínicas Amaury Coutinho (Campina do Barreto), Agamenon Magalhães (Afogados), Policlínica Professor Barros Lima (Casa Amarela), Policlínica Professor Arnaldo Marques (Ibura) e no Hospital Pediátrico Helena Moura (Tamarineira) também estarão funcionando no feriadão.

Para a vacinação antirrábica, a Policlínica Lessa de Andrade (Madalena) funcionará quinta, sexta, sábado e domingo, das 8h às 12h, para os moradores do Recife que já estão em tratamento (doses subsequentes). O serviço será retomado na segunda (22).

Já o Centro de Vigilância Ambiental e Controle de Zoonoses do Recife (CVA) terá plantão para atendimento a chamados de animais soltos na rua, que causem risco à saúde pública, podendo ser acionado das 8h às 17h por meio dos números 3355-7704 e 3355-7705.

O Centro de Informações Estratégicas e Respostas de Vigilância em Saúde (Cievs) estará à disposição 24h para identificar pessoas com doenças que ofereçam risco de ocasionar surtos como influenza, disfunções diarreicas e meningite, principalmente. O serviço de captação e resposta aos surtos de epidemias poderá ser acionado pelo 0800-201-2120. As notificações são realizadas pelas unidades de saúde.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) funcionará normalmente.

HOSPITAL VETERINÁRIO – O Hospital Veterinário do Recife estará fechado  nos dias 18 e 19, feriado da Semana Santa. Os atendimentos e marcações de consultas voltam a funcionar normalmente na segunda-feira (22) de abril.

ASSISTÊNCIA SOCIAL - Não funcionarão, durante o feriadão da Semana Santa, quinta-feira (18) e sexta-feira (19), os serviços da Assistência Social, entre os quais CRAS, CREAS, Centros de Referência Especializados para População em Situação de Rua (Centros POP) e Central de Atendimento do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal e o Bolsa Família. A exceção são as casas de acolhimento institucional, que funcionarão normalmente 24horas.

DIREITOS HUMANOS - O Centro Municipal de Referência em Cidadania LGBT e o Centro de Referência em Direitos Humanos Margarida Alves estarão fechados nos dias deste feriadão.

Já o Projeto Praia sem Barreiras oferecerá banho de mar assistido às pessoas com deficiência que forem à Praia de Boa Viagem , normalmente na sexta-feira (19), no sábado (20) e no domingo (21). As cadeiras anfíbias utilizadas para o banho de mar ficam na altura da Rua Bruno Veloso, no posto 7. O Praia sem Barreiras integra o programa Turismo Acessível, da Empetur, que é executado na capital pernambucana pela PCR, em parceria com a Uninassau.