Secretaria de Cultura

NOTÍCIAS

Cultura | 16.04.19 - 15h50

Véspera de feriado com música erudita no Teatro de Santa Isabel

Amanhã (17), a partir das 20h, a Orquestra Sinfônica do Recife apresenta concerto gratuito e aberto ao público, oferecido pela Prefeitura do Recife. Ingressos serão distribuídos a partir das 19h, na bilheteria do teatro

 

A véspera do feriado será erudita no Teatro de Santa Isabel. Nesta quarta-feira (17), a Orquestra Sinfônica do Recife realiza mais um concerto gratuito e aberto ao público. A apresentação, oferecida pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Cultura e da Fundação de Cultura Cidade do Recife, começa às 20h. Os ingressos serão distribuídos na bilheteria do teatro, a partir das 19h.

A apresentação começa autoral, com a execução de uma obra do regente da orquestra, Marlos Nobre. A peça "Convergências", composta em 1977, foi apresentada no 1 Festival Latino-Americano de Música Contemporânea de Maracaibo, na Venezuela. "Ela foi escrita como um movimento sinfônico sem interrupção. Começa sombriamente nos graves da orquestra e, pouco a pouco, atinge o seu primeiro paroxismo em 'fortíssimo' rítmico de toda a orquestra, com um constante diálogo entre os grupos de cordas, metais, madeiras e percussão", comenta o autor e maestro. 

Completa o repertório da noite a Sinfonia n 4, em Mi Menor Opus 9, do célebre compositor alemão Johannes Brahms. Dividida em quatro movimentos, escritos entre 1884 e 1885, a sinfonia foi a última e mais compacta sinfonia da tetralogia onde o autor expressa, por meio de sua obra, as várias fases de sua própria vida. 

Concertos para a Juventude – Como sempre faz na véspera dos concertos oficiais, a Orquestra Sinfônica do Recife apresentou na manhã desta terça-feira a aula espetáculo Concertos para Juventude, executando e conversando sobre música erudita com uma curiosa e entusiasmada plateia de 150 estudantes do Colégio Avance, do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) e do Colégio Aplicação. 

Professora da turma de Gestão de Turismo do IFPE, Edvânia Maria acredita que explorar as programações culturais da cidade é essencial para a formação de seus alunos. "A proposta é que eles possam conhecer a cidade a partir de outra perspectiva, usufruindo dela como cidadãos", explicou. Gabriel Augusto, aluno do curso, não conhecia a iniciativa. "É muito interessante o projeto, principalmente por ser uma aula de música erudita gratuita". 

Caio Roberto,13 anos, estudante do Colégio Avance, nunca tinha ido ao teatro ou assistido a um concerto."Achei lindo! Magnífico, até chorei na apresentação", comentou, entusiasmado. Para a coordenadora do Colégio Avance, sair da sala de aula para frequentar ambientes culturais é muito importante. "Tínhamos curiosidade de visitar o Santa Isabel. Quando ligamos, fomos convidados a prestigiar a aula da Orquestra Sinfônica. Os alunos adoraram", concluiu. 

Do Colégio Aplicação, Jenifer Crislaine, 13 anos, prestou atenção especial em cada instrumento na apresentação. "Saber a forma como cada instrumento que compõe a música é tocado é muito interessante. Achei música clássica muito interessante." 

Os Concertos para a Juventude Têm periodicidade mensal. Para agendar participação, basta ligar para o número (81) 3355-3322.

 

Serviço

Concerto Oficial da Orquestra Sinfônica do Recife

Data: Amanhã (17)

Horário: 20h

Local: Teatro de Santa Isabel (Praça da República, Bairro de Santo Antônio)

Entrada franca. Ingressos distribuídos na bilheteria do teatro, uma hora antes da apresentação

Informações: (81) 3355-3322