Secretaria de Saúde

NOTÍCIAS

Saúde | 16.04.20 - 21h16

Recife continua vacinação contra gripe nesta sexta (17)

img_alt

A Secretaria de Saúde do Recife continuará fazendo a imunização das 8h às 17h, em cerca de 150 postos de saúde da cidade e nos pontos de drive thru para os idosos no Riomar e Arruda (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)

 

Confira aqui a lista das unidades de saúde com sala de vacinação


A Prefeitura do Recife, mantém, nesta sexta-feira (17), a segunda fase da Campanha Nacional de Vacinação contra Gripe, que começou nesta quinta-feira (16). A Secretaria de Saúde (Sesau) do Recife vai usar as cerca de 20 mil doses que sobraram após este primeiro dia de campanha, quando foram vacinadas mais de 11 mil pessoas nas cerca de 150 unidades de saúde e nos dois pontos de drive thru para os idosos, no Shopping Riomar, no Pina (em frente ao Diagmax), e na Avenida Beberibe, em frente ao Estádio do Arruda. Nesta sexta, a imunização continuará nos mesmos locais, das 8h às 17h.  

Fruto de parcerias com o Grupo JCPM e o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PE), os drive thrus são uma estratégia da Sesau para fazer com que as pessoas com mais de 60 anos possam se vacinar sem sair do veículo, seja ele carro, moto, ônibus ou outro, evitando aglomeração e protegendo-as de ambientes onde circulam pessoas doentes. 

Esta segunda etapa da campanha tem como público-alvo pessoas com doenças crônicas não-transmissíveis e outras condições clínicas especiais, detentos e funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens em cumprimento de medida socioeducativa, profissionais das forças de segurança e salvamento (policiais, militares, bombeiros, guardas municipais etc), além dos portuários, caminhoneiros, motoristas e cobradores de transporte coletivo. Os idosos e profissionais da saúde que não se vacinaram na primeira etapa continuam podendo se vacinar nesta nova fase.

Na primeira etapa, o Programa de Imunização (PNI)do Recife vacinou quase 215 mil pessoas, sendo 174 mil idosos (95% do público-alvo, ultrapassando a meta de 90%), e mais de 40 mil profissionais de saúde (64% do total, abaixo da meta de 90%). Já nesta segunda etapa, o Ministério da Saúde não estipula meta de vacinação.

Embora a vacina não proteja contra o novo coronavírus, é importante que os grupos prioritários abram apenas essa exceção no isolamento social recomendando nesta pandemia de covid-19 e busquem a vacinação. “A vacina ajuda a evitar complicações que podem ocorrer caso a pessoa seja contaminada pelo vírus Influenza. As pessoas devem sair de casa exclusivamente para se vacinar. É muito importante manter o isolamento social, sobretudo os idosos e as pessoas com doenças crônicas, que costumam fazer quadro mais graves quando têm covid-19 ou gripe”, explicou a médica e diretora de Atenção Básica à Saúde do Recife, Ana Sofia Costa.

Asmática, a empregada doméstica Cristiane Gomes, 42 anos, foi umas das primeiras a se vacinar nesta quinta, na Upinha Moacyr André Gomes, no bairro de Casa Amarela, zona norte do Recife. “Corri para garantir a vacina logo no primeiro dia, não posso arriscar. Sei que não protege contra o coronavírus, mas protege contra a Influenza, então já me ajuda bastante”, conta Cristiane, que se encaixa no grupo de pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais. Esse grupo também contempla obesos, transplantados, entre outros.

A dona de casa Maria da Conceição da Silva, 59, que é hipertensa e pré-diabética, também se vacinou na Upinha Moacyr. “A minha médica recomendou que eu tomasse a vacina para que eu ficasse protegida, já que faço parte do grupo de risco. Eu estava com medo, mas não doeu nada e agora eu estou tranquila sabendo que fui imunizada”, afirma dona Maria.

DOCUMENTOS  Para agilizar a vacinação, o PNI Recife recomenda que os usuários levem um documento de identificação, a carteira de vacinação e o cartão SUS (se tiverem esses dois últimos). Parte do público-alvo precisa apresentar também documentos que provem a necessidade da imunização. Os profissionais das redes públicas e privadas de saúde, por exemplo, devem levar comprovantes laborais, como crachás ou carteira de trabalho.

Já as pessoas com doenças crônicas não-transmissíveis e outras condições clínicas especiais devem apresentar prescrição médica especificando o motivo da indicação da vacina. Os portuários, caminhoneiros, motoristas e cobradores de transporte coletivo devem apresentar documento comprobatório, como carteira de trabalho, contracheque com documento de identidade, carteira de sócio dos sindicatos de transportes ou carteira de habilitação (categorias C ou E).

TERCEIRA ETAPA – O Ministério da Saúde dividiu a Campanha Nacional de Vacinação contra Gripe deste ano em três etapas. Do dia 9 a 22 de maio, ocorrerá a terceira fase da vacinação, com foco em imunizar pessoas com deficiência, professores, crianças de 6 meses a menores de 6 anos, grávidas, puérperas (mulheres que tiveram filho há até 45 dias) e adultos de 55 a 59 anos.