NOTÍCIAS

Cultura | 16.05.11 - 09h00

Codecir registra dois chamados durante o plantão noturno

Durante o plantão noturno de atendimento, a Coordenadoria de Defesa Civil do Recife (Codecir) registrou dois chamados para a sua central 24 horas. Das 19h deste domingo (15) às 7h desta segunda-feira (16), foram dois pedidos de vistorias técnicas. As equipes da Codecir já estão nas ruas para atender às demandas da população e as seis Estações Regionais do órgão estão atentas a quaisquer ocorrências em qualquer localidade da Cidade. 

A Codecir informa que as seis Estações Regionais do órgão estão atentas a quaisquer ocorrências em qualquer localidade da Cidade. Quem necessitar pode solicitar atendimento pelo telefone 0800.081.3400, que é gratuito e funciona 24 horas por dia. 

Para evitar acidentes, a Codecir orienta a população para que não ocupe áreas já identificadas como de risco; não façam cortes nas barreiras; não plantem árvores de grande porte e troquem as bananeiras por árvores frutíferas, medicinais e de jardim; não joguem lixo nas barreiras e não façam construções ou reformas antes de consultar a Prefeitura.

Desde março, com o lançamento da Operação Inverno, a Prefeitura vem intensificando o trabalho de monitoramento de pontos de risco, vistorias, colocação de lonas plásticas, retirada de famílias de áreas de morro e ribeirinhas, com a ampliação do número de alojamentos para acolhê-las, além de ações educativas porta a porta e nas escolas da Rede Municipal de Ensino. 

A Prefeitura também continua a mobilização para arrecadar donativos para as vítimas das chuvas. A arrecadação faz parte da Campanha Recife Solidário, lançada, no dia 06 deste mês, pelo Prefeito João da Costa e está sendo coordenada pela Secretaria de Assistência Social (SAS), através do Instituto de Assistência Social e Cidadania (Iasc).

Os produtos solicitados para doação são toalha, lençol, material de higiene pessoal e de limpeza, e alimentos não-perecíveis. Informações pelo 0800.281.0248. As doações podem ser entregues no Geraldão, Emlurb, CTTU, URB, Guarda Municipal, edifício-sede da Prefeitura, Iasc, Rede de Voluntariado do Recife, Parque Dona Lindu, Parque da Jaqueira, Sítio Trindade, além dos clubes Náutico, Sport e Santa Cruz.

Investimentos - Para tornar mais segura a vida de quem mora nos morros, a Prefeitura do Recife está investindo R$ 53 milhões na Operação Inverno 2011. Nos últimos dois anos, foram aplicados mais de R$ 85 milhões em ações de defesa civil permanente; urbanização, controle e fiscalização de áreas de risco; manutenção de escadarias e muros de arrimo; manutenção e retificação dos sistemas de micro e macrodrenagem. Cem e duas obras foram concluídas e outras 111 estão em andamento, que beneficiarão mais de 2.400 famílias.