NOTÍCIAS

Cultura | 16.05.11 - 09h50

Projeto municipal para mulheres é apresentado em seminário da Rede Mercocidades

Ação contempla 120 mulheres recifenses que já sofreram algum tipo de violência doméstica e atuam na produção de artesanato

O projeto A Produção do Trabalho das Mulheres e o Enfrentamento da Violência, em execução pela Secretaria Especial da Mulher do Recife em parceria a com o Programa 100CITTÀ da União Européia, será apresentado, na próxima terça-feira (17), em Rosário, na Argentina. 

O projeto, que contempla 120 mulheres que já sofreram algum tipo de violência doméstica e atuam na produção de artesanato, será apresentado pela secretária Rejane Pereira, durante o Seminário Internacional Estratégias Regionais e Locais para o Enfrentamento da Violência de Gênero. 

O evento é promovido pela Rede Mercocidades e terá a participação de representantes de diversos municípios da América do Sul que integram o bloco. Rejane Pereira será acompanhada da técnica Marcela Figueira, responsável pelo acompanhamento do projeto. O seminário termina na quarta-feira (18). 

Em Rosário, as artesãs locais têm um selo de qualidade, que colocam em seus produtos e a prefeitura criará um selo semelhante para identificar tudo o que for produzido pela Rede de Mulheres Tecendo a Economia Popular e Solidária do Recife. 

A Prefeitura do Recife, por meio da pasta Especial da Mulher, integra uma das subcomissões da Unidade Temática de Gênero da Rede Mercocidades e como tal é convidada a participar sempre dos eventos promovidos pela instituição. 

Rede Mercocidades - foi criada em 1995, em Porto Alegre, com o objetivo de fortalecer o papel dos municípios dos países do Mercosul a não ficar à margem da globalização, considerando os aspectos econômico, tecnológico e cultural. Depois o bloco separou cada questão por unidade temática, incluindo à de gênero.

100CITTÁ - O Programa tem por objetivo a troca de experiências entre 100 cidades italianas, brasileiras e de outros países da América Latina, de modo a integrar uma rede de cooperação que possa financiar a criação e execução de vários projetos focados nas temáticas dos direitos das mulheres, da infância e juventude, políticas habitacionais, transportes urbanos, saneamento básico e lixo.