NOTÍCIAS

Esportes | 16.05.15 - 23h52

2ª Virada Esportiva e Paraesportiva começa em clima de muita animação no Marco Zero

img_alt

Público prestigiou abertura do evento, que oferece 24 horas seguidas de atividades distribuídas em sete polos. (Foto: Lu Streihhost/ PCR)

 

Com apenas 11 anos, o pequeno Vinícius Ramos Silva Lucena já é a “mascote” do grupo de atletas que, faça chuva ou faça sol, não perde uma chance de montar as tabelas e jogar basquete no Bairro do Recife. Na tarde deste sábado (16), Vinícius fez questão de comparecer ao Marco Zero para prestigiar a 2ª Virada Esportiva e Paraesportiva, evento que começou às 16h e oferece, durante 24 horas consecutivas, cerca de 200 modalidades em diversos pontos da cidade. A realização é da Prefeitura do Recife e Federação de Esporte Escolar de Pernambuco (Fedepe), com apoio do Governo do Estado.

Carinhosamente apelidado de “Caça-Rato” pelos colegas mais velhos, Vinícius diz que o basquete é seu esporte favorito. “Comecei e aprendi a jogar aqui mesmo, há dois anos. Venho todo final de semana”, conta o garoto, que mora numa comunidade do próprio Bairro do Recife. Além do basquete, os pequenos se divertiram com várias atividades infantis oferecidas pela Virada, como totó humano, xadrez gigante, bola de gude e amarelinha. 

Já a psicóloga Etiene Ramos, que passeava pelo Bairro do Recife, aproveitou a Virada para conhecer o “Zorball”, atividade em que a pessoa entra numa grande bola inflável e tem que fazê-la se mover. “Achei o máximo. Tirei o dia para andar pela cidade, que é muito bonita, vi essas grandes bolas coloridas e me interessei”, elogia. O público que prestigiou o início da Virada na área histórica do Recife também pôde praticar esportes como o badminton, fazer avaliação da saúde e se divertir jogando damas, xadrez, gamão e dominó.

Homenagem - A abertura da Virada teve três convidadas muito especiais: as atletas Nathalie Sena, Millena Braga e Priscilla Annes, campeãs mundiais de Handebol de Areia pela Seleção Brasileira, título que conquistaram em julho do ano passado, na praia do Pina, zona Sul do Recife. “Eventos com esse são muito importantes, especialmente para as crianças. O esporte evita as drogas, estimula o estudo e melhora a saúde”, afirmou Nathalie.

As campeãs mundiais foram homenageadas pelo secretário de Esportes do Recife, George Braga, com a entrega de placas comemorativas ao título. “O esporte é feito tanto por atletas de ponta como elas, quanto pelas crianças que estão aqui participando das atividades. A cidade inteira entra em movimento com a Virada Esportiva”, definiu Braga. A programação continua até as 16h do domingo, em sete polos principais (Marco Zero, Pina, Ibura, parques da Jaqueira, Dona Lindu, Macaxeira e Santana) e 16 Academias da Cidade, além de duas Academias Recife, 47 ruas e intervenções urbanas nos bairros.

 

Confira a programação no site www.viradaesportivarecife.com.br.