NOTÍCIAS

Desenvolvimento Econômico e Empreendedorismo | 16.05.17 - 11h45

Empreendedores de Brasília Teimosa recebem orientações sobre negócios

img_alt

Sala do Empreendedor nos Bairros leva à comunidade palestras e oficinas com temas como formalização do empreendimento e crédito produtivo. (Foto: Lú Streithorst/PCR)

 

Moradores e empreendedores de Brasília Teimosa têm, até a próxima sexta (19), a oportunidade de se capacitar para abrir ou gerenciar melhor seu próprio negócio. Durante essa semana, a Sala do Empreendedor nos Bairros, ação itinerante realizada pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente, leva à comunidade uma programação de palestras e oficinas, com foco em orientar os participantes sobre temas como formalização do empreendimento e crédito produtivo. 

A atividade é gratuita e acontece sempre a partir das 19h, na Escola Estadual João Bezerra (Rua Francisco Valpassos, s/n), numa parceria entre a PCR, o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e o Clube de Mães Criativas. “Brasília Teimosa é um importante polo de empreendedorismo. Toda residência tem um comércio, o que é fundamental para a economia do bairro. A Sala funciona como um escritório de contabilidade para o recifense que quer empreender”, afirma a gestora da Sala do Empreendedor do Recife, Márcia Melo.

“O que me empurrou para o empreendedorismo foi a crise econômica. Sou analista fiscal e fiquei desempregada no ano passado. Hoje tenho um ponto comercial na frente da minha casa, onde vendo sopas, bolos e brigadeiros. A renda não é muito alta, mas dá pra sobreviver”, afirma Nancy Maria da Silva, que veio ao evento à procura de ideias para melhorar o negócio e fazê-lo crescer. “Sou formada em Administração, mas aqui terei acesso a um expertise mais específico”, completa.

TURISMO - A presidente do Clube de Mães Criativas de Brasília, Maria Monteiro, deseja que Brasília Teimosa se torne um bairro turístico. “Nossa comunidade tem um empreendedor em cada rua, atuando nos terraços e garagens. Estava faltando um curso como esse para capacitar o pessoal. Para isso, convidamos artistas, ambulantes, eletricistas, encanadores e barraqueiros da orla. Já temos boa gastronomia e precisamos mostrar o lado cultural do bairro”, aponta.

A programação começou na segunda (15), com a palestra de abertura e apresentação da Sala do Empreendedor do Recife. Na terça, serão abordados os temas “Microempreendedor Individual - Passo a passo para a formalização” e “O empreendedor de sucesso”. Os assuntos “Atendimento ao Cliente” e “Planejamento Empresarial” entram em pauta na quarta, enquanto que no dia seguinte haverá as oficinas “Entendendo custos, despesas e preço de venda” e “Educação financeira”. Encerrando a programação, a palestra “Sete passos para o sucesso empresarial” acontece na sexta. Para participar, não é preciso ser morador de Brasília Teimosa.

ORIENTAÇÕES - A Sala do Empreendedor é uma iniciativa da PCR que orienta as pessoas sobre temas como formalização de empresas, Créditos Produtivos para Microempreendedor Individual (MEI), Microempresas, Empresas de Pequeno Porte (EPPs) e empreendedores informais, cursos de aperfeiçoamento, informações sobre o Programa Municipal de Compras Governamentais e concessão de alvará, licenças ambientais e sanitárias e tributações. A Sala do Empreendedor atende em quatro unidades: andar térreo do edifício-sede da Prefeitura, Centro Público de Casa Amarela, Compaz do Alto Santa Terezinha e Compaz do Cordeiro. Contato: 0800 281 3535 (ligação gratuita).

 

PROGRAMAÇÃO:

 

Terça (16)

- Sala 1 - Palestra: Microempreendedor Individual – Passo a passo para a formalização

- Sala 2 - Palestra: O empreendedor de sucesso

 

Quarta (17)

- Sala 1 - Palestra: Atendimento ao Cliente

- Sala 2 - Palestra: Planejamento Empresarial

 

Quinta (18)

- Sala 1 – Oficina: Entendendo custos, despesas e preço de venda

- Sala 2 – Oficina: Educação financeira

 

Sexta (19)

- Sala 1 – Palestra: Sete passos para o sucesso empresarial