Secretaria de Saúde

NOTÍCIAS

Saúde | 16.05.18 - 19h32

Brigada Contra o Mosquito treina alunos do Colégio Fazer Crescer

Já foram capacitados mais de 220 brigadistas em 40 empresas públicas e privadas

 

O Colégio Fazer Crescer, localizada no bairro do Rosarinho, é o primeiro ambiente escolar a receber treinamento da Brigada  Contra o Mosquito da Prefeitura do Recife. Cerca de 80 alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental do Colégio vão aprender, nesta quinta-feira (17), a partir das 14h, como ajudar no ambiente escolar a monitorar possíveis focos do mosquito transmissor das arboviroses – dengue, zika e chikungunya. A proposta da Secretaria de Saúde do Recife, em parceria com a escola é tornar os alunos agentes multiplicadores e transformadores de ambientes livres de criadouros potenciais e reais do mosquito.

Os Agentes de Saúde Ambiental e Controle Endemias (Asaces) farão palestras educativas sobre as ações de vigilância ambiental. O conteúdo da apresentação contará sobre os cuidados necessários quanto às formas de controle do mosquito, além da demonstração geográfica das áreas de risco e nível de infestação do mosquito na cidade. Será demonstrada a distribuição geográfica das ovitrampas – que são armadilhas para fazer contagem dos ovos colocados pelas fêmeas e assim verificar o nível de infestação do Aedes aegypti no Rosarinho. 

Na ocasião será disponibilizado um questionário para os alunos, via online, com os dados referentes às condições de risco para o mosquito nos domicílios destes. O objetivo é fazer um diagnóstico situacional do ambiente domiciliar dos alunos a fim de que se tornem agentes transformadores de ambientes livres do mosquito. Os dados referentes às análises das ovitrampas instaladas nas unidades do CFC (10 ovitramapas) serão fornecidos mensalmente pela equipe da Prefeitura do Recife, possibilitando  alimentação dos dados dos infográficos para acompanhamento dos estudantes.

EstratégiaA cidade do Recife possui uma topografia e situação climática que a torna favorável ao aumento da população do mosquito. Para controle do Aedes aegypti, a PCR tem adotado várias estratégias e medidas de controle. Entre elas estão atividades de educação em saúde junto à comunidade, parceria público privada, capacitação dos profissionais de saúde, investimentos na rede de atenção à saúde e ações voltadas para o controle do vetor realizadas através do Programa de Saúde Ambiental, por meio da atuação dos Asaces, servidores públicos em campo para combater os focos do mosquito.

A Brigada Contra o Mosquito já capacitou mais de 220 brigadistas em 40 empresas públicas e privadas, desde que foi lançado em novembro de 2017. Recentemente foram treinados brigadistas nos Compaz Eduardo Campos, no Alto Santa Terezinha, e Ariano Suassuna, no bairro do Cordeiro.  São capacitadas pessoas que estejam frequentemente no local, a exemplo de servidores, trabalhadores, funcionários, voluntários.

A Brigada é um grupo organizado de pessoas que são especialmente capacitadas para que possam atuar numa determinada área, previamente estabelecida, na prevenção e combate ao mosquito Aedes aegypti. A indicação dos componentes da Brigada deverá ser feita pelo responsável local, e recomenda-se a indicação de, ao menos, um titular e um substituto.