Secretaria de Cultura

NOTÍCIAS

Cultura | 16.05.18 - 11h46

Pátio de São Pedro cai no reggae na Terça Negra

img_alt

Numa grande celebração a Bob Marley, Terça Negra lotou o Pátio na noite de ontem (16). Na próxima terça (22), tem mais programação, em homenagem ao Dia da África (Foto: Wesley D'Almeida / PCR)

 

O reggae tomou conta do Pátio de São Pedro na noite de ontem. Desde as 20h, a Terça Negra reuniu centenas de pessoas para celebrar um dos maiores expoentes do reggae mundial: Bob Marley. O evento, realizado pelo Movimento Negro Unificado, com apoio da Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Cultura e Fundação de Cultura Cidade do Recife,contou com a apresentação de três bandas: Massapê, Marlevou e Positividade.

“Fazia tempo que não vinha à Terça Negra, mas o apelo do reggae foi irresistível”, confessou Marcondes Vanderlei. A psicóloga Débora Lorena Freire e a enfermeira Rita Acioli também não resistiram. Saíram da Várzea com o filho Tiago, 4 anos, para conferir a programação dedicada a Bob Marley. “Na Terça Negra, a gente sempre escuta música boa. É uma programação massa”, disse Rita. “Além da música, tem o Pátio, que é lindo. Curto demais essas terças”, acrescentou Jéssica Ferreira, moradora do Ibura.

O aposentado Antônio da Silva, 68 anos, também aproveitou. Ao primeiro acorde da primeira banda, ele já estava completamente entregue ao balanço do reggae e não arredou o pé da frente do palco até o fim das apresentações. “Adoro a Terça Negra e mais ainda o reggae. Brinco tanto, danço tudo”, disse Antônio, mais conhecido como “jamaicano”, dando uma rápida pausa na coreografia.

Na próxima semana tem mais. No dia 22, o Pátio sedia uma Terça Negra extra, uma grande festa preparada pelo Movimento Negro Unificado para celebrar o Dia da África com cinco atrações e mais de oito horas de programação. A festa começa às 16h, com uma feira afro de empreendedores e segue, das 19h às 23h, com apresentação do Fórum Permanente de políticas Públicas para Capoeira e apresentações do Balé Afro Magê Molê, do Afoxé Omulu Pá Keru Awo. Mantendo uma tradição cultivada há muitas terças, o encerramento será no embalo do coco, com o Coco dos Pretos.

Sobre a data - O Dia da África evoca a reunião de 32 chefes de estado africanos, em Addis Abeba, Etiópia, no dia 25 de maio de 1963, para defender e emancipar o continente africano, libertando-o do colonialismo e do apartheid. Em 1972, a Organização das Nações Unidas (ONU), referendou a importância da data instituindo o Dia da África. A Terça Negra acontece no Pátio de São Pedro, Bairro de Santo Antônio, e tem entrada franca.