Secretaria de Saúde

NOTÍCIAS

Saúde | 16.05.22 - 19h33

Prefeitura do Recife promove programação alusiva ao Dia Nacional da Luta Antimanicomial

img_alt

Os Centros de Atenção Psicossocial (Caps) da capital realizarão debates, exposições, sessões de filmes e ato para conscientização sobre a data (Foto: Ikamahã/SESAU)

No mês marcado pelo Dia Nacional da Luta Antimanicomial, celebrado na próxima quarta-feira (18), a Prefeitura do Recife promove, ao longo desta semana, uma série de atividades nos Centros de Atenção Psicossocial (Caps), equipamentos da Secretaria de Saúde municipal. As ações são descentralizadas e envolvem debates, exposições fotográficas, artísticas e culturais, além de sessões de filmes. O principal ato será uma caminhada, em parceria com a rede estadual de saúde e organizações não governamentais (ONGs), que vai acontecer na quarta-feira, na Praça do Derby, área central da cidade. Com o tema “Trancar não é cuidar: liberdade e resistência contra toda forma de manicômio”, o ato acontece às 14h. 

 

Na quinta-feira (19), no Caps Ad Renê Ribeiro, em Afogados, às 14h, haverá cine debate com exibição do filme "Dos Loucos e das Rosas". No Caps Cléa Lacet, no dia 25, acontece a II Mostra Cultural, das 9h às 16h. No local, haverá exposição fotográfica, artística e cultural para os presentes. As atividades têm apoio da Frente Pernambucana em Defesa da Saúde Mental. 

 

HISTÓRICO - Os movimentos em defesa da luta antimanicomial ganharam força no fim da década de 70, com as denúncias aos abusos cometidos em instituições psiquiátricas. A partir daí, surgiram movimentos de trabalhadores de saúde mental que colocaram em evidência a necessidade de uma reforma psiquiátrica no Brasil. O Movimento Nacional da Luta Antimanicomial tem o dia 18 de maio como data de comemoração em referência a um encontro de trabalhadores de saúde mental realizado em 1987, em São Paulo. 

 

Em 2001, através da Lei Paulo Delgado (Lei n° 10.216/2001), foi instituída a rede de cuidado substitutiva com a criação dos Centros de Atenção Psicossocial (Caps), que garantem os direitos dos usuários com transtornos mentais a atendimentos menos invasivos, em que se prioriza o tratamento através da reinserção social. Em todo o País, no mês da Luta Antimanicomial, relembra-se os avanços conquistados no cuidado aos usuários com transtornos mentais e com problemas relacionados ao uso de álcool e outras drogas.  

 

REDE ASSISTENCIAL - No Recife, os hospitais psiquiátricos existentes na cidade foram fechados em 2016. A Política de Atenção à Saúde Mental, Álcool e outras Drogas da Prefeitura do Recife mantém o modelo de cuidado com base na clínica psicossocial, respeitando os princípios da reforma psiquiátrica, dos direitos humanos e as diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS). A Rede de Atenção Psicossocial do Recife é composta por Centros de Atenção Psicossocial, residências terapêuticas, unidades de acolhimento e leitos integrais, além dos dispositivos de urgência e emergência do Estado.  

 

Na capital, a assistência à saúde mental é oferecida em 17 Centros de Atenção Psicossocial (Caps) do município para pessoas que precisam de apoio psicossocial e/ou de tratamento para transtornos decorrentes de sofrimento psíquico ou do consumo abusivo de álcool e outras drogas. Dessas unidades, quatro são de referência para a população infantojuvenil. Os Centros são distribuídos em diversas áreas do município, contemplando os oito Distritos Sanitários.   

 

O cidadão pode procurar os Caps de forma espontânea ou por encaminhamento de uma unidade da Atenção Básica. Os profissionais que trabalham nos Centros formam uma equipe multidisciplinar composta por médicos psiquiatras, enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais e terapeutas ocupacionais. A lista das 17 unidades pode ser conferida aqui: https://bit.ly/2Rz6fzo. 

 

Programação dos atos em defesa da Luta Antimanicomial: 

 

SEGUNDA-FEIRA (16) 

  • Cine debate “A loucura entre nós” - Centro de Prevenção, Tratamento e Reabilitação de Alcoolismo (Cptra), na Tamarineira, às 9h30 

  • Ação em defesa da reforma psiquiátrica - Praça de Jardim São Paulo, às 9h 

  • Reunião pública: cannabis medicinal -Centro de Prevenção, Tratamento e Reabilitação de Alcoolismo (Cptra), na Tamarineira, às 15h 

 

QUARTA-FEIRA (18) 

  • Caminhada “Trancar não é cuidar: liberdade e resistência contra toda forma de manicômio” - Praça do Derby, 14h 

 

QUINTA-FEIRA (19) 

 

QUARTA-FEIRA (25)