NOTÍCIAS

Cultura | 16.06.11 - 11h06

Vereadores do Recife avaliam premiação do OP na Alemanha

Jurandir Liberal e Augusto Carreras participaram, junto ao prefeito João da Costa, da cerimônia que premiou o OP e contou com a presença da primeira-ministra alemã, Angela Merkel.

Em um prestigiado evento, na cidade de Gutersloh, Alemanha, o prefeito do Recife, João da Costa, recebeu o prêmio Reinhard Mohn 2011, concedido pela Fundação Bertelsmann. A condecoração é relativa ao Orçamento Participativo (OP) e foi entregue nesta quinta-feira (16), em cerimônia que contou com a participação da primeira-ministra alemã, Angela Merkel, assim como de diversas autoridades internacionais. Também estiveram presentes no evento os vereadores do Recife Augusto Carreras e Jurandir Liberal, que avaliaram a relevância da premiação.

O presidente da Câmara, Jurandir Liberal, lembrou que o OP do Recife foi escolhido entre mil cidades no mundo com experiências em democracia participativa. “Para nós é extremamente importante que Recife tenha sido a cidade escolhida. Significa que estávamos certos ao implantar o Orçamento Participativo na cidade do Recife há dez anos, quando a Câmara o aprovou e desde então vem acompanhando, desenvolvendo, discutindo e o aperfeiçoando”, disse Liberal. Orgulhoso com a comenda, o vereador avaliou o reconhecimento ao OP. “Acho que toda a população recifense precisava presenciar esse momento. Fico orgulhoso de estar hoje aqui como representante do povo”, enfatizou.

Sobre possíveis oportunidades internacionais para a cidade do Recife, Liberal afirmou que um evento desta magnitude “chama a atenção, no sentido positivo sob diversos aspectos, como na área da cultura, da democracia participativa, como é o caso da premiação, no esporte ou em qualquer área. Recife pode e deve aparecer para o mundo, além dos limites das informações do carnaval, tido como um dos melhores do mundo, mas hoje ele está sendo destacado na questão democrática, uma referência a ser seguida por outros países”.

Participando da comitiva do chefe do executivo municipal, o vereador Augusto Carreras considerou a relevância do prêmio. “Recife recebe o prêmio merecidamente. Com a premiação, a Cidade mostra o trabalho que vem sendo desenvolvido com competência pela gestão, que agora é internacionalmente reconhecido”. Sobre a participação das crianças no OP, Carreras afirmou ser esta “uma experiência exitosa, que já começa a inseri-las na discussão política. Dessa forma a gente percebe o crescimento democrático do Recife, especialmente quando observamos todo o contexto do Orçamento Participativo, que também envolve discussões de gênero e raça, o que vem a consolidar ainda mais a democracia”, finalizou.

Também acompanharam o prefeito na premiação a primeira-dama do Recife, Marília bezerra, a secretária especial de relações com a imprensa, Ceça Britto e o coordenador de Relações Institucionais do Município, Roberto Trevas.