NOTÍCIAS

Direitos Humanos | 16.06.15 - 10h43

Cerca de 10 mil pessoas são esperadas no 12º São João da Pessoa Idosa do Recife

O arraial será comandando pela banda Tangará, nesta terça (16) no Chevrolet Hall, e a entrada é gratuita

 

A Prefeitura da Cidade do Recife, através da Divisão da Pessoa Idosa da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, realiza nesta terça-feira (16), a 12ª edição do São João da Pessoa Idosa. O evento acontecerá no Chevrolet Hall, das 14h às 17h, e conta com a animação da banda Tangará, que vai comandar o arrastapé.

O arraial da pessoa idosa integra o conjunto de ações da SDSDH que assegura os direitos sociais do idoso recifense. A comemoração das festas juninas da Pessoa Idosa tem como prioridade garantir a efetivação da política pública voltada para o segmento, no que diz respeito a garantia do lazer e do acesso a cultura por esse público, além de promover a integração dos 207 Grupos de Convivência, criados e geridos espontaneamente nas comunidades locais no Recife, e nos municípios da Região Metropolitana, parceiros da PCR.

A cidade do Recife é considerada uma das três capitais brasileiras com maior índice de pessoas idosas, de acordo com a última pesquisa realizada pelo IBGE que aponta que 9,4% da população está acima de 60. Diante disso, a PCR tem o desafio de implementar a Política da Pessoa Idosa, fundamentada na Lei Municipal 17.030/2004, que dispõe sobre "a política de atendimento ao idoso, no Município do Recife”, cabendo a Secretaria Executiva de Direitos Humanos, a efetivação e articulação das ações. 

Entre as ações permanentes direcionadas aos idosos, a realização do “São João da Pessoa Idosa” se enquadra na garantia ao lazer, visando a manutenção da vitalidade física e mental da pessoa idosa, além de vivenciar de forma intergeracional uma das mais tradicionais manifestações da cultura local: os festejos juninos. 

 

Serviço

São João da Pessoa Idosa da Prefeitura do Recife

Onde: Chevrolet Hall, 14h às 17h

Atração: Banda Tangará

Entrada gratuita