NOTÍCIAS

Educação | 16.06.15 - 09h47

Escolas municipais têm programação especial de São João

img_alt

A Secretaria de Educação do Recife deu início, nesta segunda, ao Arraiá Armorial, que visa celebrar o ciclo junino e estimular a valorização da cultura nordestina. (Foto: Lú Streithorst/PCR)

 

Mais de 50 escolas da rede municipal de ensino do Recife participam, durante toda esta semana, de uma programação especial de São João. A Secretaria de Educação do Recife deu início, nesta segunda-feira (15), ao Arraiá Armorial, homenageando Ariano Suassuna, que é tema deste ano letivo. Organizado pelo Núcleo de Atividades Culturais (NAC) da Secretaria, o evento visa celebrar o ciclo junino e estimular a valorização das músicas, danças e costumes do Nordeste. Foram preparadas atividades pedagógicas em torno das tradições juninas.

Nesta segunda, o Grupo de Teatro do NAC se apresentou na Escola Municipal Poeta Solano Trindade, localizada em Água Fria. A programação contou com brincadeiras e a apresentação da Banda Paulo Freire, que organizou uma grande quadrilha junina com os estudantes. Cerca de 300 alunos do Grupo V da Educação Infantil ao 5º ano do Ensino Fundamental participaram das atividades na Escola Solano Trindade. Pela manhã, o grupo de teatro resgatou brincadeiras antigas que muitas crianças desconheciam. À tarde, foi a vez da bandinha do NAC se apresentar com músicas juninas, colocando os estudantes para dançar no quadrilhão.

A diretora Adélia Muniz considera o São João uma das festas mais bonitas da cultura nordestina. "O ciclo junino que vivenciamos no Nordeste é umas das festas mais importantes da nossa tradição. Com o Arraiá Armorial, esperamos que os alunos aprendam se divertindo e que nunca percam as raízes culturais", afirma a gestora.

Aluno do 3º ano, Ícaro de Sá, 11 anos, foi um dos que mais curtiu as brincadeiras da manhã desta segunda. "Muitas crianças hoje só gostam de ficar no celular e computador, mas eu prefiro brincadeiras de rua e de desenhar", comenta o estudante.


PROGRAMAÇÃO - Nesta terça-feira (16), o Grupo de Teatro do NAC continua com as apresentações sobre o ciclo junino nas escolas participantes do evento. Já a partir da quarta (17) até a sexta-feira (19), três escolas se transformarão em polos de São João, recebendo alunos de outras unidades de ensino para assistir a apresentações teatrais e musicais das orquestras Perfil, Ômega e Garcia. Os polos serão as Escola Municipais Pedro Augusto, na Boa Vista, São Cristóvão, na Guabiraba, e Divino Espírito Santo, na Caxangá.