Secretaria de Cultura

NOTÍCIAS

Cultura | 16.06.17 - 16h06

Procissão dos Santos Juninos será neste domingo (18)

img_alt

Concentração acontece no Morro da Conceição, a partir das 16h, com cortejo até o Sítio Trindade, onde haverá shows e encenação do espetáculo Quero Ver Páia Vuá (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)
 
 

O São João é um momento de devoção, fé, gratidão e homenagens aos quatro santos juninos: São José, Santo Antônio, São João e São Pedro. Para manter a tradição, a Prefeitura do Recife, através da Secretaria de Cultura e Fundação de Cultura Cidade do Recife, realiza a10ª Procissão dos Santos Juninos, que acontece neste domingo (18), a partir das 16h, percorrendo diferentes ruas do bairro de Casa Amarela, Zona Norte do Recife.

A concentração será às 16h no Morro da Conceição. Às 17h, o pároco da matriz da Nossa Senhora da Conceição, Padre José Ricardo, fará a sagração e a bênção do andor e das bandeiras pelo segundo ano. Em seguida, os fiéis acompanharão o cortejo com destino ao Sítio Trindade, passando pela Rua da Harmonia e Estrada do Arraial.

Dezenove bandeiras de vários municípios da Região Metropolitana do Recife participam do cortejo. A Banda Vereda Tropical acompanha a procissão tocando hinos sacros e dobrados, junto com os integrantes da Associação dos Bacamarteiros de Pernambuco, que são guardiões do andor com as imagens dos quatro santosNa Rua da Harmonia, a Forrovioca e o Trio Pé de Serra Forró Luado animam os presentes até a entrada do Sítio Trindade. Na chegada, a Banda Junina 19 de Fevereiro receberá o cortejo.

Todos os anos, a Procissão dos Santos reúne diversos profissionais envolvidos no ciclo junino, que aproveitam para agradecer e celebrar as conquistas obtidas neste período do ano, como costureiras, artistas e agricultores.

Na chegada ao Sítio Trindade, será realizada a apresentação do Espetáculo Quero Ver Paiá Vuá, que conta a história dos festejos juninos, com mais de 100 artistas e bailarinos em cena. Para os mais resistentes, a Sala de Reboco, no Sítio Trindade, terá muito forró, a partir das 20h, com o Trio 100% Mulher e depois com o cantor Antônio Paulino.

Na internet ­- Para informações referentes à programação, dias e locais detalhados, serviços, dicas e toda agenda do ciclo junino, acesse o portal da Prefeitura. Outros canais oficiais para conteúdo junino: Facebook (@SaoJoaodoRecife), Twitter (@SaoJoaodoRecife) e Instagram (@SaoJoaodoRecife). O Twitter da CTTU (@CTTU_Recife) também trará informações e dicas sobre a mobilidade na cidade. O internauta que quiser participar da nossa cobertura, basta usar a hashtag #SaoJoaoRecife.

 

Serviço

Procissão dos Santos Juninos

Quando: Domingo, 18 de junho

Roteiro:

16h - Concentração no pátio da Matriz Nossa Senhora da Conceição, Morro da Conceição

17h- Sagração e Bênção do andor

18h - Saída do Morro da Conceição, seguindo pela Rua da Harmonia e Estrada do Arraial

19h - Chegada ao Sítio Trindade - Festejo dos Santos e apresentação do Espetáculo Quero Ver Paiá Vuá (Arraial Sítio Trindade)

 

Programação Sala de Reboco (Sítio Trindade)

20h - Trio 100% Mulher

22h20 - Antônio Paulino