Secretaria de Saúde

NOTÍCIAS

Saúde | 16.06.17 - 20h03

Recife atinge meta de vacinação contra gripe

Com a meta alcançada, a Prefeitura do Recife continuará aplicando as vacinas no grupo prioritário com foco nas crianças de seis meses a cinco anos

 

O Recife atingiu a meta global da Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza. Ao todo, a abrangência foi de 90,7% do grupo prioritário, com 326.968 doses aplicadas, até o fim da tarde desta sexta-feira (16). O subgrupo das crianças de seis meses a cinco anos, entretanto, ficou abaixo da meta, com 72,26% e, por isso, será o foco principal da Prefeitura do Recife a partir de agora.

Os pais que não levaram seus filhos para vacinar podem ir a qualquer unidade de saúde da capital. Neste fim de semana, haverá vacinação nas ações da Secretaria de Saúde. O mutirão Recife em Ação, na manhã deste sábado (17), será na Vila Tamandaré, em Areias. Também haverá vacinação volante no Governo Presente, neste sábado, em Brasília Teimosa, e no Recife de Coração nos Bairros, na Vila da Imbiribeira, no domingo (18).

Trabalhadores em Saúde foi o outro subgrupo abaixo da meta (87,03%). Os outros ultrapassaram-na: mulheres que tiveram bebês recentemente - puérperas (113,08%), idosos (97,95%) e gestantes (91,23%). O Recife continuará vacinando o grupo prioritário, que ainda inclui professores das redes pública e privada e doentes crônicos, conforme orientação da Secretaria Estadual de Saúde.

A influenza, conhecida como gripe, é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório. A transmissão ocorre por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada.