Secretaria de Saúde

NOTÍCIAS

Saúde | 16.06.17 - 10h39

Secretaria de Saúde do Recife oferta serviços de prevenção e redução de danos durante festividades juninas

Agentes redutores de danos e profissionais da Vigilância à Saúde farão plantão para garantir saúde e segurança a quem participar da festa

 

Profissionais da Secretaria de Saúde atuarão nos polos das festividades juninas promovidas pela Prefeitura do Recife com serviços de prevenção à saúde e redução de danos. Desde o último domingo (11), quando teve início a programação no Sítio Trindade, em Casa Amarela, até o dia 30, haverá plantão de equipes de Saúde Mental, de Vigilância à Saúde e Atenção à Saúde. No local, também haverá testagem para HIV e Sífilis, e um posto médico para atender às pequenas ocorrências.

Uma das estratégias é a da abordagem por agentes redutores de danos, que tem como objetivo minimizar os riscos e os danos à população, em decorrência do uso abusivo de álcool, crack e outras drogas. Os agentes redutores de danos farão a troca de 3 mil garrafas de vidro por garrafas plásticas e distribuição de 45.700 preservativos – sendo 43.200 masculinos e 2.500 femininos. Eles atuarão no Sítio Trindade, Pátio de São Pedro, Brasília Teimosa/Pina e nos arraiais comunitários.

Nestes últimos, 12 arte-educadores e quatro agentes redutores de danos farão apresentação de esquetes teatrais cujos temas são a política de redução de danos  no consumo de álcool, fumo, crack e outras drogas e os cuidados com o mosquito Aedes aegypti.

A equipe do Centro de Informações Estratégicas de Vigilância à Saúde estará a postos 24 horas por dia, de quinta (22) a domingo (25), realizar as ações de vigilânciaepidemiológica com a finalidade de desenvolver medidas de prevenção e controle de doenças, agravos e eventos de notificação compulsória imediata.

A Vigilância Ambiental fará inspeção para controle do transmissor da dengue, chikungunya e zika nos polos onde acontecerá a festa e nos pontos considerados estratégicos. Além disso, equipes ficarão de prontidão entre 19h e 22h para recolhimento de animais soltos na rua que causem risco à saúde pública. Para acionar o serviço, basta entrar em contato pelos números 3355-7704 e 3355-7705.

A Vigilância Sanitária capacitou comerciantes autorizados pela Prefeitura do Recife para vender comidas. Durante o curso, foram abordadas as boas práticas de alimentação e manipulação de alimentos. Durante o ciclo junino, os inspetores estarão em regime de plantão até o dia 30 no Sítio Trindade, Pátio de São Pedro e em Brasília Teimosa.

Também no Sítio Trindade, entre quinta-feira (22) e domingo (25), serão ofertados 200 testes rápidos para HIV e Sífilis, com resultado em até 30 minutos. O posto funcionará das 18h às 24h. Os usuários serão acolhidos e passarão por aconselhamento pré e pós-teste e diagnóstico laboratorial, num stand com terraço, sala de espera, sala de coleta de exames e dois consultórios para entrega dos resultados, de forma individual e sigilosa.

No Sítio Trindade, haverá um posto médico com médico, enfermeira, técnico de enfermagem para atender as pequenas urgências. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu-192) vai disponibilizar uma Unidade de Suporte Básico, que ficará de prontidão na Upinha Moacyr André Gomes, em Casa Amarela, para o caso de ocorrências que necessitem de transporte para unidades de saúde.