Secretaria de Cultura

NOTÍCIAS

Cultura | 16.07.20 - 09h34

Novos programas produzidos pela sociedade civil estreiam na grade da Frei Caneca FM

img_alt

Dos 44 programas aprovados no edital de conteúdo remunerado da emissora mantida pela Prefeitura do Recife, 21 irão ao ar até domingo (19) e os demais entrarão na grade nas próximas semanas (Foto: Cortesia)

 

A Frei Caneca FM ganha novas vozes, que emanam da sociedade civil, para falar de cultura, sociedade, diversidade, pluralidade, representatividade e cidadania. A partir desta semana, começam a entrar no ar os programas selecionados no primeiro edital remunerado de conteúdo, realizado pela rádio pública mantida pela Prefeitura do Recife, por meio da Fundação de Cultura Cidade do Recife.

Entre as muitas novidades que podem - e devem - ser conferidas pelos recifenses no dial 101.5 FM ou por qualquer internauta do mundo no site www.freicanecafm.org, a estreia de hoje (16) será a segunda temporada do Recife Lo-Fi. A partir das 20h, Zeca Viana recebe o músico e cartunista Lailson de Holanda para um bate-papo sobre o LP Satwa, álbum ícone da música psicodélica pernambucana, gravado nos estúdios da Rozenblit, em parceria com o multiartista Lula Côrtes e lançado de forma independente, no ano de 1973. Às 21h, o Cenas do Mundo vai convidar os ouvintes para uma viagem à França, trazendo músicas antigas e canções contemporâneas do país.

Amanhã (17), a partir das 21h, o Músicas de Sexta vai passar este pandêmico 2020 em revista para saber o que o ano foi capaz de nos legar musicalmente, apesar de tantos pesares, a partir das 20h. Na sequência, a partir das 21h, o Baile Diamante Negro convidará os ouvintes a descobrir as mulheres que possuem voz ativa na cena brasileira do rap, como Brisa Flow, Saskia, Bione e Killa Bi, entre tantas outras maravilhosas.

O fim de semana também será todo música e novidade para ouvidos sintonizados na Frei Caneca FM. Até domingo, 21 programas entrarão no ar. Os novos conteúdos produzidos pela sociedade civil para a grade da rádio contemplam 21 eixos temáticos: Blues, Cinema e Trilhas, Comunidade, Debate, Experimental, Frevo, Jazz, LGBTTI, Linguagens Artísticas, Música Clássica, Música Contemporânea de Pernambuco, Música do Mundo, Música e Cultura Negra, Música Eletrônica, Rock, Rock Pesado e Tradição. Os conteúdos promovem a ética, a paz, a cidadania e os direitos humanos, respeitando as questões de gênero e a democracia, os povos tradicionais, a diversidade social, religiosa, cultural e de ideias, prezando pela promoção da igualdade racial, pelo combate ao racismo e à intolerância religiosa; incentivando a educação, a cultura, as artes e a defesa e preservação do meio ambiente. 

 
As estreias continuam nas próximas semanas até que entrem na grade da emissora todos os 44 programas selecionados no terceiro edital de conteúdo lançado pela Frei Caneca FM. O primeiro edital de ocupação da grade da rádio foi lançado em janeiro de 2018 e selecionou doze programas e dois interprogramas, que foram ao ar entre agosto de 2018 e outubro de 2019. Em setembro de 2018, foi lançado um edital de conteúdo complementar, que teve nove programas aprovados, com veiculação de março de 2019 a outubro de 2019. 
 
Frei Caneca FM - Neste pandêmico 2020, a emissora pública do Recife comemora quatro anos desde que iniciou a transmissão de sua programação experimental, em junho de 2016, e dois anos com microfones abertos e programação própria, iniciada em 28 de junho de 2018. De lá pra cá, além de veicular programas inovadores em conteúdos e formatos, a rádio pública tem desenvolvido ações de formação ligadas às áreas da comunicação e cultura e também celebrado a música pernambucana pelas ondas do rádio e pelas ruas da cidade, tendo assinado já a curadoria de cinco programações de palco gratuitas e a céu aberto na cidade: nas duas últimas edições do REC’n’Play, no aniversário de um ano da emissora, em junho do ano passado, e nos carnavais 2018 e 2019.

Confira as novidades na grade da emissora, por dia da semana:

SEGUNDA-FEIRA

20h
Toca o Terror - Tratará do cinema com foco nos gêneros horror, fantasia e ficção científica. Tantas vezes ignorado ou abordado de forma superficial, o cinema de gênero tem nuances que muitas vezes passa despercebido do público apesar de criar tendências, discutir temas polêmicos e estar cada vez mais presente na filmografia mundial.

TERÇA-FEIRA

8h
Labor - O programa discutirá as mudanças que estão ocorrendo no mundo trabalhista e a sua influência nas várias estruturas da sociedade e das organizações, através de debates com especialistas e protagonistas da área trabalhista.

20h
Revista Brasil de Fato PE - Programa temático com quadros diversos que acompanham a narrativa de uma entrevista, fazendo uso de músicas, reportagens, poesias e charges sonoras como elementos que formam uma cadeia argumentativa sobre o tema de cada entrevista.

21h
Virtuosi no Ar - Sobre música clássica, aproveita a rica trajetória do festival de música VIRTUOSI para celebrar a música de compositores imortais, reconhecidos em todo o mundo, levando ao ar obras raras e interpretações únicas realizadas durante os 22 anos de Festival.

QUARTA-FEIRA

8h
Mundo Esportivo - Um programa dedicado a assuntos esportivos, mas evitando o lugar comum, através de entrevistas, quadros e debates.

21h
Panela do Jazz - Visa enaltecer a cena do Jazz e da música instrumental de Pernambuco, sempre com espaço para entrevistar músicos e artistas locais e priorizar a obra musical autoral local. Sem jamais deixar de se dedicar à análise artística, técnica e histórica de grandes álbuns do Jazz mundial.


QUINTA-FEIRA

20h
Recife Lo-Fi - O programa conta com resenhas, entrevistas (dentro e fora de estúdio), garimpo de artistas/bandas, bastidores de eventos/show e tocando músicas de artistas da cena atual e gravações raras com características lo-fi, além de LPs antigos, realizando um resgate da produção local e nacional com faixas que normalmente não se ouvem em nenhum outro lugar.

21h
Cenas do Mundo - Propõe um passeio por movimentos musicais, atuais ou tradicionais, de diversos países do mundo, promovendo o intercâmbio cultural entre Brasil e outros países, trazendo variedade e conhecimento na construção de um olhar empático e de encontro.

SEXTA-FEIRA

20h
Músicas de Sexta - Tomando o gênero rock como ponto de partida, o programa, conduzido por DJs com longa atuação nas cenas noturnas do Recife e de João Pessoa, jornalistas, radialista, produtores e profissionais de captação e edição sonora, destaca e evidencia diversas vertentes da música alternativa e da cultura pop, tomando o gênero rock como ponto de partida.

 21h
Baile Diamante Negro - Tem como intuito mapear, explorar e redescobrir as inúmeras facetas da música de raiz africana espalhadas pelas veias da cultura pop mundial. Artistas novos e contemporâneos ganham espaço junto a clássicos imortais, visando assim um entendimento mais amplo da black music.

SÁBADO

9h15

Cantando e Brincando nas ondas do rádio - Com a participação de crianças do Centro de Educação Popular Mailde Araújo e organizações da sociedade civil (OSC) do Recife, o programa visa promover a educação, a comunicação pública, informação e o entretenimento com foco nas crianças, estimulando a sua criatividade, o exercício de cidadania, a pluralidade, a diversidade, o debate e reflexão crítica, dando voz aos pequenos cidadãos.

11h
Laboratório FM - Para reduzir o abismo entre comunidade científica e a população geral, o programa promoverá o diálogo entre leigos e especialistas, discutindo com cientistas perguntas, comentários e sugestões do público.

12h
Hora do Close - Programa de variedades, com debates e entrevistados, informação e humor leve, com foco nos temas relacionados à população LGBTQ+, em seus desdobramentos políticos, sociais e culturais, em tom educativo e inclusivo, de modo a ressaltar, com humanidade, naturalidade e respeito a todas as pessoas, reflexões sobre a necessidade de acolhimento dessa população bastante excluída e estigmatizada da sociedade.

13h
Sala de Cinema - Programa dedicado a notícias do cinema internacional e nacional, com foco no audiovisual pernambucano. Informativo semanal sobre lançamentos, programação dos cinemas de rua do Estado, festivais e mostras audiovisuais, curiosidades e entrevistas, além da cena musical que compreende a sétima arte.

15h
Aldeias e Quilombos - Proposta de diálogo com a sociedade sobre duas das matrizes que nos sustentam enquanto povo brasileiro: os indígenas e os afrodescendentes. A proposta é Incentivar a defesa e a promoção da diversidade social, étnica e cultural brasileira por meio de uma produção radiofônica que garanta a promoção dos direitos humanos dos povos indígenas e quilombolas.

17h
Obá Kosò - O programa vai se desenvolver a partir de entrevistas, discutindo temas dos direitos humanos a partir da cosmovisão tradicional africana preservada nos terreiros. Busca ainda divulgar notícias ou informes acerca de eventos destinados ao interesse e/ou direitos dos povos tradicionais.

19h
Que Braba! - Programa no formato painel em torno das múltiplas produções culturais negras e periféricas que habitam a Região Metropolitana do Recife, com convidados que vivam essas culturas, aliando conversas com músicas.

20h
Oxente, Afrodite - Programa educativo sobre sexualidade humana para orientar sobre a prevenção de DSTs e outras doenças, combater a intolerância, as diversas configurações de abuso sexual, promover a saúde e o bem-estar das pessoas.

DOMINGO

19h

Obriganza Experiência - Pretende fazer uma pesquisa da música experimental em suas mais variadas vertentes (eletroacústica, acusmática, minimalista, concreta, arte sonora, eletrônica, avant-garde...) e sobre sua influência na música contemporânea.

20h
Pesado - Lapada pra todos os gostos - Dedicado à cena heavy metal e estilos musicais com os quais se relaciona, como punk, música eletrônica, reggae e blues, por exemplo. A música embala ainda discussões sobre temas como racismo, conservadorismo, periferia, machismo e política.

21h
AudioMundi - Dedicado à produção de artistas de vários países e continentes em sua ampla diversidade de expressões, fugindo do que tradicionalmente é apresentado sob o rótulo de "World Music” para celebrar a pluralidade de vozes, timbres e musicalidades do mundo.