NOTÍCIAS

Cultura | 16.08.12 - 10h59

Último dia para se inscrever no Projeto Agentes de Leitura

A seleção terá início no dia 16 de setembro e o resultado final será divulgado no dia 15 de outubro

Termina nesta quinta (16) o prazo para inscrição do Projeto Agentes de Leitura, iniciativa da Prefeitura do Recife, em parceria com o Ministério da Cultura. Podem se inscrever no processo seletivo, jovens e adultos, entre 18 e 29 anos de idade, com habilidades para a ação e difusão cultural em comunidades como Agentes de Leitura. Os candidatos devem ter concluído o Ensino Médio, não podem possuir nenhum vínculo empregatício, ter disponibilidade de 25 horas semanais de dedicação ao projeto, e residir num dos bairros de atuação do projeto, conforme edital em anexo. Cada Agente de Leitura receberá uma bolsa de complementação de renda no valor mensal de R$ 350,00 durante 11 meses.

O Agentes de Leitura tem como objetivo de democratizar o acesso ao livro e proporcionar a formação leitora de comunidades do Recife por meio de visitas domiciliares, empréstimos de livros, rodas de leitura e contação de histórias, entre outras atividades. O edital abre seleção para o preenchimento de 30 vagas, divididas em duas categorias: 24 para Agentes de Leitura de Campo que atuarão nos Pontos de Leitura, bibliotecas municipais e junto a famílias da comunidade; e seis para Agentes de Leitura Articuladores, que irão contribuir com a gestão, articulação, acompanhamento sistemático e avaliação dos Agentes de Leitura, além da atuação junto às famílias.

Os interessados devem se inscrever, gratuitamente, no período de 09 de julho a 16 de agosto de 2012, na Biblioteca Popular de Casa Amarela Jornalista Alcides Lopes (Rua Major Afonso Leal, s/n°, Casa Amarela. Telefone: 3355.3130), na Biblioteca Popular de Afogados (Rua Jacira, s/nº, Afogados. Telefones: 3355.3122 / 3355.3123) ou no prédio sede da Prefeitura do Recife (Cais do Apolo, s/nº, Bairro do Recife – 15º andar, Fundação de Cultura, sala dos Agentes de Leitura. Telefone: 3355-8101).

Para efetuar a inscrição, o candidato deverá preencher e assinar formulário de inscrição disponível aqui, e entregar junto com cópia de documento de identificação (carteira de identidade ou carteira de motorista); cópia do CPF, cópia do comprovante de endereço; cópia do Certificado de Conclusão do Ensino Médio; currículo resumido e comprovante de experiência e participação em atividades comunitárias, se for o caso; comprovante de registro do candidato ou de sua família no Cadastro Único do Governo Federal (Número de Indicador Social – NIS), caso tenha; e Termo de Cooperação Técnico-Financeira preenchido e assinado.

O processo de seleção é constituído de três fases. Confira o cronograma com as datas de cada fase no no edital em anexo. A primeira etapa é a de habilitação, que consistirá na análise da validade e regularidade da documentação do candidato. Na segunda fase, será realizada avaliação de conhecimentos com prova escrita de interpretação de textos e de produção textual e prova oral com leitura de texto sorteado pela Comissão de Avaliação Técnica. Na terceira fase, será de análise de currículo e entrevistas, que avaliará a qualificação e experiência do candidato no tocante ao desenvolvimento humano e cultural de sua comunidade. O resultado final da seleção será divulgado no dia 15 de outubro de 2012. A formação dos selecionados será iniciada no dia 17 de outubro de 2012.

Edital
Formulário de Inscrição