NOTÍCIAS

Mobilidade | 16.08.15 - 16h19

CTTU inicia fiscalização eletrônica da Faixa Azul a partir de amanhã

A infração por circular na faixa exclusiva de ônibus passou a ser gravíssima. No total, 25 equipamentos foram implantados nas avenidas Mascarenhas de Moraes e Herculano Bandeira. 

 

As faixas azuis das avenidas Marechal Mascarenhas de Moraes e Herculano Bandeira começarão, nesta segunda-feira (17), a ser fiscalizadas por 25 equipamentos eletrônicos. O intuito da ação, desenvolvida pela Prefeitura do Recife, através da Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU), é assegurar o respeito à prioridade de circulação do transporte público e reduzir ainda mais o tempo de viagem dos passageiros de ônibus. Os condutores que forem flagrados pelos equipamentos estarão passíveis de multa gravíssima, no valor de R$ 191,54 e 7 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). O valor foi estipulado pela Lei Federal 13.154 de 30 de julho de 2015, que alterou o artigo 184 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), determinando que as infrações por transitar irregularmente nas faixas ou corredores exclusivos para veículos de transporte público coletivo de passageiros passem a ser gravíssimas. Dessa vez, não haverá período educativo, visto que a fiscalização na Faixa Azul já é realizada desde janeiro de 2014, na Avenida Mascarenhas de Moraes e de junho de 2014, na Avenida Herculano Bandeira, e a proibição de acesso por outros veículos já é indicado pela sinalização vertical.

Na Avenida  Mascarenhas de Moraes  foram implantados 22 equipamentos. Desde que foi implantada, a faixa proporcionou um aumento de cerca de 25% na velocidade média dos coletivos que circulam na via, que passou de 21 km/h para 26km/h. No local, circulam 59  linhas de ônibus, que transportam 146 mil passageiros diariamente. Já na Faixa Azul da Avenida Herculano Bandeira, que possui 750 metros e compõe o trecho inicial do equipamento da Avenida Engenheiro Domingos Ferreira, foram implantadas três câmeras de fiscalização eletrônica. Na via, onde circulam 28 linhas de ônibus, que transportam 144.500 passageiros diariamente, houve o aumento de 50% da velocidade média dos coletivos, que passou de 11km/h para 16.5km/h. 

Para a presidente da CTTU, Taciana Ferreira, a implantação da fiscalização eletrônica é uma medida importante na melhoria da operacionalidade das faixas azuis. Segundo ela, mesmo sendo fiscalizadas apenas pelos agentes de trânsito, já foi garantida uma redução significativa no tempo de viagem dos ônibus. "A fiscalização eletrônica vem para consolidar o benefício que as faixas azuis trazem para o transporte público. O nosso intuito é evitar o desrespeito por parte dos condutores e, com isso, potencializar a eficiência da faixa exclusiva, reduzindo ainda mais o tempo de viagem dos coletivos, que transportam milhares de pessoas diariamente", comentou.

A fiscalização vai acontecer de acordo com o funcionamento da Faixa Azul, de segunda a sexta-feira, das 6h às 22h. Os equipamentos funcionarão conectados entre si e apenas os condutores que forem flagrados por duas ou mais câmeras serão notificados. Essa medida visa garantir que os veículos que circularem na Faixa Azul para acessar lotes ou convergir à direita não sejam autuados. A sinalização horizontal vai mostrar aos condutores, quando a linha for pontilhada, que é possível entrar na faixa. Além dos ônibus, também vão ter acesso aos corredores exclusivos os táxis cadastrados no município do Recife que estiverem transportando passageiros durante o trajeto. 

FAIXA AZUL - Diante do crescimento acelerado da frota de veículos, que em Recife chegou a 67% nos últimos 10 anos, passando de 397 mil para 664 mil, a implantação de faixas exclusivas para a circulação de ônibus se tornou uma medida essencial para a melhoria da mobilidade urbana. O intuito é incentivar o uso do transporte coletivo, através da redução do tempo das viagens dos passageiros. A implantação das faixas exclusivas para o transporte público é uma prioridade da atual gestão de trânsito que, desde 2013, implantou  três novas  faixas azuis nas avenidas Mascarenhas de Moraes, Herculano Bandeira/Engenheiro Domingos Ferreira,  Rua Cosme Viana, no bairro de Afogados, além do corredor de ônibus da Avenida Beberibe. A próxima faixa azul está prevista para ser implantada neste semestre, na  Rua Real da Torre.