Secretaria de Cultura

NOTÍCIAS

Cultura | 16.08.18 - 20h00

Programações gratuitas convidam os recifenses a celebrar a natureza e as paisagens da cidade neste fim de semana

img_alt

Nestes sábado (18) e domingo (19), espaços públicos e equipamentos geridos pela Prefeitura do Recife oferecem oficinas e passeios ecológicos. A programação do fim de semana conta ainda com exposições de arte, passeio de catamarã, frevo, além de atividades esportivas e culturais na Iputinga (Foto: Daniel Tavares/PCR)

 

O fim de semana será verde e a céu aberto na ensolarada capital Pernambucana. No sábado (18) e no domingo (19), serão oferecidas oficina de hortas urbanas no Museu da Cidade, caminhadas e trilhas no Jardim Biotânico, além de oficinas no Econúcleo Jaqueira. A programação do fim de semana nos equipamentos e espaços públicos da cidade conta ainda com show de Mônica Feijó, Publius, Juvenil Silva e Bruno Lopes no Paço do Frevo, exposições no Murillo La Greca, na Janete Costa e no MAMAM, passeio de catamarã gratuito oferecido pelo Projeto Olha! Recife, além de muitas atividades recreativas e esportivas na Iputinga, levadas pelo projeto Recife de Coração nos Bairros. 

Para quem quiser começar o fim de semana com as mãos na terra, o Museu da Cidade do Recife, no Forte das Cinco Pontas, promove, neste sábado, uma oficina gratuita de horta urbana, feita com a utilização de materiais recicláveis. A ação faz parte das comemorações do mês de aniversário do paisagista e arquiteto Roberto Burle Marx. A atividade, que tem vagas limitadas, é direcionada a toda família e começa a partir das 14h. A facilitadora Rosa Campello vai ensinar aos visitantes como cultivar frutas e hortaliças em pomares criados em garrafas de plástico e embalagens de papelão. Mais informações pelo telefone 3355-9540.

Ainda para quem curte o verde, neste sábado, o Econúcleo Jaqueira vai sediar a oficina que ensinará a produzir um instrumento de malabarismo, muito utilizados por artistas de circo, conhecido como Swing Poi. A prática, que ocorre às 10h, utilizará materiais reaproveitáveis, como sacolas plásticas e meiões de futebol. Ao final da produção, o visitante ainda aprenderá técnicas de manuseio do Swing Poi. Para participar, não é necessário se inscrever, basta apenas chegar um pouco antes da prática.

Também no sábado, os visitantes do espaço vão poder participar de diversas outras atividades ambientais, como a oficina de percussão corporal e jogos na sala de Ecointeratividades do Econúcleo. O espaço funciona de quinta a domingo, das 9h às 17h, com acesso gratuito 

A diversão continua no domingo para o público que comparecer ao Jardim Botânico do Recife. Com início às 10h, a atividade “Borboletando entre as árvores do Jardim” irá combinar caminhada ecológica com oficina artística. Na prática, os visitantes serão convidados a participar de uma trilha ambiental onde conhecerão a fauna e flora da Mata Atlântica e a importância das borboletas para o equilíbrio do meio ambiente. Logo após, irão aprender a como confeccionar imãs em formas de borboletas através do reaproveitamento de folhas de acetato (raio X), material extremamente nocivo à natureza e que leva cerca de 450 anos para sua decomposição 

Além de desfrutar das belezas do jardim e o contato com a natureza, os visitantes ainda poderão conferir a oficina de improvisação teatral, contação de histórias em formato de cordel e jogos com argolas. O Jardim funciona de terça a domingo, das 9h às 15h30, com entrada gratuita.

Para quem preferir embalar o sábado com os clarins de momo, o Paço do Frevo recebe o show Frevo 70, que fará a ponte entre os carnavais de Recife, Olinda e Salvador, com Mônica Feijó, Publius, Juvenil Silva e Bruno Lopes no palco, lembrando canções de Capiba, Moraes Moreira e Novos Baianos, entre muitos outros. A apresentação começará às 16h, no terceiro andar do museu, com acesso incluso no valor do ingresso. Informações: 3355-9500 ou http://www.pacodofrevo.org.br/programacao. 

Para quem ainda não viu, sábado é o último dia para conferir a exposição Elo, de Calé Azad, no museu Murillo La Greca, em Parnamirim, Zona Norte do Recife. São 16 imagens que retratam o abraço em diversos contextos e expõem também as reações das pessoas a esse gesto de afeto. A entrada é gratuita.

No mesmo local, a partir das 16h também do sábado, haverá um bate papo com a fotógrafa Alcione Ferreira, gratuito e aberto ao público. O encontro será promovido pela Escola Livre de Imagem. O Museu Murillo La Greca funciona de terça a sexta, das 9h às 12h e das 14h às 17h e sábados, das 15h às 18h. Para mais detalhes, basta ligar para 3355-3128/3129.

No MAMAM, a exposição A arte é um manifesto – 30 anos de Devotos segue em cartaz com backdrops, pôsteres, ingressos, capas de fitas demo e projetos gráficos dos discos que contam a história da banda de rock recifense. O museu, gerido pela Secretaria de Cultura e pela Fundação de Cultura Cidade do Recife, tem entrada gratuita, e funciona das 13h às 17h, no sábado e no domingo. Informações: 3355-6871 

Já na Galeria Janete Costa, no Parque Dona Lindu, os recifenses podem conferir a exposição gratuita Danger, do artista visual francês Serge Huot. A mostra apresenta um conjunto de obras que relaciona a prática do surf com questões ambientais, para as quais a humanidade precisa olhar urgentemente. A Janete Costa funciona das 14h às 20h no sábado e das 15h às 19h, no domingo. Entre em contato por telefone para saber mais: 3355-9825.

 

Para quem quiser navegar pelas paisagens úmidas da capital pernambucana, o Olha! Recife deste sábado levará 100 pessoas para dar uma volta de catamarã na Ilha do Recife Antigo. O passeio tem duração de uma hora e vinte minutos. Para embarcar nessa programação, é preciso se inscrever, a partir das 9h desta sexta-feira (17), pelo site www.olharecife.com.br. No domingo, o Olha! Recife a pé vai sair do Sítio da Trindade e percorrer as ruas e histórias do bairro de Casa Amarela. São 70 vagas e as inscrições também devem ser feitas no site do projeto da Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer.

 

Na Iputinga, o domingo será de muita brincadeira, música e atividades esportivas, com o Projeto Recife de Coração nos Bairros, que celebrará a convivência nos espaços públicos com programação das 14h às 18h.