Secretaria de Política Urbana e Licenciamento

NOTÍCIAS

Mobilidade | 16.09.17 - 00h30

Prefeitura do Recife implanta semáforos de pedestres no Cais de Santa Rita

Intervenção vai garantir uma travessia mais segura no acesso dos pedestres ao Terminal de Passageiros e bairro de São José.

 

A Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) iniciou, na tarde desta sexta-feira (15), a operação dos semáforos de número 582 e 583 implantados na última semana no Cais de Santa Rita. Os equipamentos estão localizados na altura do Mercado das Flores, um no sentido Centro e outro no sentido Zona Sul, e atendem às solicitações da população para o local.  Os semáforos, do tipo ocasional de pedestre, que fecham conforme haja ativação da botoeira, foram implantados para garantir ainda mais segurança na travessia  da via, que agora também conta com uma faixa de pedestres em cada sentido. Essa é mais uma ação da gestão de trânsito municipal para dar mais segurança viária aos pedestres, que são a parte mais frágil do trânsito. Com os novos equipamentos, a rede semafórica do Recife passa a contar com um total de 651 semáforos. 

REDUÇÃO DE ACIDENTES A Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) destaca a queda contínua, desde 2012, no número de acidentes com vítima na cidade. Em 2012, foram registrados 2.534 acidentes com vítima, quando em 2016 o número caiu para 1.771, uma redução de 30%. Além disso, também houve redução nas estatísticas de  vítimas fatais, que obteve a redução de 37% se considerados os dados registrados entre 2012 (56 óbitos) e 2016 (35 óbitos). Os resultados positivos refletem o trabalho contínuo realizado pela CTTU para proporcionar uma circulação mais segura para a população. Desde o início da gestão, foram 77 equipamentos de fiscalização eletrônica implantados, que registram o excesso de velocidade, avanço de semáforo e parada sobre a faixa de pedestre. Também é importante destacar o trabalho dos cerca de 250 orientadores de trânsito, dispostos nos principais corredores viários do Recife, que auxiliam os condutores, ciclistas e pedestres. A Autarquia de Trânsito ainda requalificou cerca de quatro mil faixas de pedestres e implantou 14 mil placas de sinalização vertical.