NOTÍCIAS

| 16.10.11 - 01h30

Teatro Hermilo Borba Filho recebe espetáculo do Grupo Experimental

Peça fez parte da programação da Virada Multicultural

“Como é que faz para chegar à ilha? Ou para sair dela? A imaginação pode apontar qualquer caminho e, quase sempre, tem uma ponte.” É a partir dessas indagações que a peça teatral Ilhados - Encontrando as Pontes propõe uma reflexão. Neste sábado (15), o Grupo Experimental apresentou no Teatro Hermilo Borba Filho, durante a Virada Multicultural - Conexão Nordeste, realizada pela Prefeitura do Recife, a parte integrante da pesquisa que deu nome à peça.

“Essa é a primeira tradução cênica do processo que ainda está em andamento. E é nesse movimento inaugural que as gerações vão começar a construir suas pontes”, disse a diretora do Grupo Experimental, Mônica Lira. Ela se sentiu estimulada a fazer um prólogo do que será o espetáculo Ilhados futuramente. “Eu me senti impulsionada a fazer uma ilha anterior, com relações mais íntimas e pessoais. Não posso traduzir questões relacionadas ao lado mais intimista do ser humano sem antes conseguir entender e exprimir o que tem em mim. Queria primeiro me encontrar, por isso resolvi criar um prólogo do espetáculo”, explicou.

A diretora do projeto parabenizou o Governo Municipal pela excelente iniciativa. “Achei a Virada Multicultural excelente. O Recife estava precisando dessa injeção de cultura. O evento reuniu todas as linguagens. Podemos falar até que chega a ser um carnaval das artes,” concluiu.

O estudante de teatro Júnior Foster ficou deslumbrado com a peça. “É de uma plasticidade incrível, que desperta várias sensações. A peça conseguiu criar um ambiente através da música”. Sobre a iniciativa da Prefeitura do Recife em fazer uma ação desse porte, Foster só tem elogios. “Não consegui aproveitar muito ontem (sexta-feira). Mas hoje consegui fazer um roteiro que contemplará vários polos de atração. Estou bastante animado com a programação deste fim de semana”, falou.

O Grupo Experimental adota um perfil que traduz o nome que leva, tendo a experimentação e a interação com diferentes linguagens artísticas como base de seu trabalho. Essa é a segunda apresentação do grupo na Virada Multicultural. Na última sexta-feira (14), ele se apresentou na Rua da Moeda com o espetáculo Zambo, cuja narrativa aborda um movimento que marcou uma geração do Recife, o mangue beat.