NOTÍCIAS

Mobilidade | 16.10.15 - 16h50

CTTU prepara esquema de trânsito para a Caminhada Sim à Vida

Cerca de 20 agentes de trânsito irão dar apoio à caminhada, que acontece no próximo domingo (18), na Avenida Boa Viagem


A Avenida Boa Viagem recebe, no próximo domingo (18), a Caminhada Sim à Vida, promovida pela Arquidiocese de Olinda e Recife. Com o intuito de garantir a segurança viária e o disciplinamento do trânsito nas vias do entorno do evento, a Companhia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) montou um esquema especial de circulação de veículos A operação, que está prevista para iniciar às 8h e terminar às 13h, vai contar com um efetivo de cerca de 20 agentes de trânsito.

O esquema prevê bloqueios itinerantes, que serão montados de acordo com o deslocamento do público. As interdições começam na Avenida Boa Viagem, próximo ao cruzamento com a Avenida Barão de Souza Leão, e terminam na altura do cruzamento com a Rua Arthur Muniz (2º Jardim), onde a maior parte do público ficará concentrada. Os condutores oriundos de Piedade, Candeias e praias do Litoral Sul poderão seguir pela Avenida Boa Viagem, entrar à esquerda na Avenida Barão de Souza Leão e convergir à direita para acessar a Avenida Conselheiro Aguiar.

Aos moradores e frequentadores da orla de Boa Viagem, a CTTU informa que, devido ao desfile de trios-elétricos e o grande movimento esperado para o evento, não será permitido o estacionamento na Avenida Boa Viagem, ao longo do trecho bloqueado (entre a Pracinha de Boa Viagem e o 2º Jardim). A medida preventiva visa dar livre circulação ao público que vai comparecer à caminhada, garantindo a segurança da via tanto para os pedestres como para os veículos, evitando danos materiais. Além da Caminhada Sim à Vida, outros quatro são autorizados a acontecer na Avenida Boa Viagem. São eles: a Parada da Diversidade, a Caminhada pela Paz, a Marcha para Jesus e o Réveillon.

A CTTU aconselha o público a chegar cedo ao evento para evitar retenções. O ideal é deixar o carro em casa e utilizar o transporte coletivo. Outra opção é ir em grupo em um mesmo veículo. Aqueles que insistirem no estacionamento irregular serão autuados com multas entre leve, média e grave, no valor de R$ 53,21 (três pontos na CNH), R$ 85,13 (quatro pontos na CNH) ou 127,69 (cinco pontos na CNH) e de ter o veículo rebocado.

LAZER NA RUA - Excepcionalmente neste domingo de caminhada, o projeto Lazer na Rua, promovido pela Secretaria de Turismo e Lazer, que interrompe o fluxo de carros na Avenida Boa Viagem, na altura do Segundo Jardim, encerra mais cedo. O programa, que estimula a prática de atividades físicas, esportivas e de lazer ao ar livre, funcionará na orla das 8h às 12h.

O Lazer na Rua existe desde outubro de 2013. Ao todo, mais de 40 vias de todas as Regiões Político-Administrativas (RPAs) da cidade estão inseridas no projeto, que resgata a apropriação da rua pela população.