Secretaria de Saúde

NOTÍCIAS

Saúde | 16.10.21 - 19h01

Recife atendeu mais de 10 mil crianças e adolescentes menores de 15 anos durante Dia D da Campanha de Multivacinação

img_alt

Neste sábado (16), a Secretaria de Saúde do município disponibilizou 160 salas de vacinação para que esse público pudesse atualizar a sua caderneta. (Foto: Ikamahã/SesauPCR)

 

Com o objetivo de otimizar a cobertura vacinal na imunização de rotina, a Prefeitura do Recife realizou, neste sábado (16), o Dia D da Campanha Nacional de Multivacinação. Para a ação, a Secretara de Saúde (Sesau) do município montou um esquema especial e disponibilizou 160 salas de vacina que ficaram abertas durante todo o dia. Pouco depois do encerramento das atividades, o balanço parcial indicava que foram atendidas 10.533 crianças e adolescentes menores de 15 anos.

A abertura do Dia D aconteceu na manhã deste sábado, na Upinha do Chié, localizada no bairro de Campo Grande, Zona Norte da cidade. Entre as vacinas aplicadas no público desta faixa etária, estão BCG, Hepatite B, Tríplice Viral, meningocócica ACWY, HPV e Febre Amarela, por exemplo.

“Precisamos que os pais tragam seus filhos para atualizar a caderneta de vacinação. As nossas coberturas estão abaixo da meta estipulada pelo Ministério da Saúde porque esse público não está comparecendo e isso deixa esse público vulnerável a uma série de doenças que podem ser prevenidas com vacina. A imunização é um ato de amor, para proteger aqueles que amamos”, destacou a coordenadora do Programa de Imunizações do Recife, Elizabeth Azoubel.

Durante o período da campanha, estão disponíveis 18 vacinas. Para as crianças com menos de 7 anos, estão sendo disponibilizadas vacinas de BCG, hepatite B, pentavalente, poliomielite, rotavírus, pneumocócica 10, meningocócica C, febre amarela, tríplice viral, varicela, hepatite A e DTP. Quem tem entre 7 e 14 anos pode tomar vacina de hepatite B, tríplice viral, febre amarela, varicela, difteria e tétano adulto, meningocócica ACWY, HPV, e dTpa, por exemplo.

Na manhã deste sábado, a dona de casa Ednalva Felix levou o filho Fabrício Jesus, 14 anos, para verificar a caderneta de vacina na Upinha do Chié. “Vi a chamada para essa campanha e combinei com o meu filho de virmos saber se ele precisava tomar alguma vacina. Chegamos aqui e ele tomou três imunizantes que estavam em atraso na caderneta. Fico mais aliviada de saber que ele está protegido e seguro. Espero que outras famílias tenham a mesma atitude e levem as crianças e adolescentes ao posto de saúde”, comentou a mãe do garoto.

Para quem não conseguiu tomar a vacina neste sábado, a Campanha de Multivacinação, que teve início no dia 1º de outubro, segue até o dia 29 deste mês, em todas as unidades de saúde do Recife onde há salas de vacina. Além disso, as vacinas do calendário de rotina estão disponíveis durante todo o ano nas unidades de saúde da Prefeitura do Recife. Estes locais ficam abertos de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

A orientação da Sesau é que os pais ou responsáveis levem o cartão de vacina para que o profissional de saúde possa avaliar se há alguma vacina que ainda não foi administrada ou se há doses que necessitam ser aplicadas, para completar o esquema vacinal. Os profissionais do Programa de Imunização do Recife avaliam a necessidade de cada um, de acordo com a idade e as doses já tomadas.