NOTÍCIAS

Cultura | 16.11.11 - 15h56

Conheça o Recife deste sábado será no bairro de São José

A edição desta sábado (19) do projeto “Conheça o Recife” levará recifenses e turistas para conhecer um dos bairros mais tradicionais da capital pernambucana, o São José. O ‘Circuito Bairro de São José e suas Igrejas’ sairá às 14h da Praça do Arsenal da Marinha. A ação faz parte do projeto de Sensibilização Turística da Prefeitura do Recife.

O bairro de São José, que tem muitas das suas tradições ligadas ao carnaval, foi inicialmente habitado por pescadores. O local abriga o forte Frederico Henrique, construção holandesa de 1630, também conhecido como Forte das Cinco Pontas. Lá também estão o Mercado de São José, o Pátio do Livramento, casarios coloniais, o antigo Cine Glória, a Basílica da Penha, a Igreja Santa Rita de Cássia e a Igreja São José do Ribamar. O roteiro deste sábado também inclui uma parada no Pátio do Terço, local onde Frei Caneca foi despido de suas vestes eclesiásticas e enviado para ser fuzilado ao lado do Forte das Cinco Pontas. O roteiro termina na Casa da Cultura.

Inscrições e informações por meio do telefone 81 3355.8847. As vagas são limitadas. No dia do passeio, é necessário que o participante leve um pacote de leite para ser doado à Igreja de São José do Ribamar.