Secretaria de Educação

NOTÍCIAS

Educação | 16.11.17 - 18h04

Compaz Ariano Suassuna vira epicentro de produção de ciência e tecnologia

img_alt

Evento quádruplo reúne trabalhos científicos, oficinas e palestras gratuitas. (Foto: Irandi Souza/PCR)

 

Até 12h desta sexta-feira (17), a Secretaria de Educação do Recife realiza um evento quádruplo nas dependências do Compaz Ariano Suassuna, no Cordeiro. No local, mais de mil estudantes e professores apresentam trabalhos científicos  e participam da III Feira de Conhecimentos, Mostra Pedagógica de Jovens e Adultos (EJA), Expotec e Seminário de Estudos em Novas Tecnologias de Informação. No total, 110 trabalhos estão à disposição do público no evento, que é gratuito e aberto ao público.

Entre as apresentações, chamava a atenção dos transeuntes hoje o Piano de Garrafas, proposição de Danielle Maria, Rhudá Vinícius e Cássia Christine, estudantes da Escola Municipal Nadir Colaço. Elaborado de forma interdisciplinar, o projeto apresenta princípios de física e meio ambiente para dar destinação a garrafas de vidro que, postas uma ao lado da outra com diferentes volumes de líquido dentro de cada uma delas, reproduzem notas musicais, gerando um instrumento percussivo. Além da preocupação ecológica com a destinação e reciclagem do lixo, puderam demonstrar, pelo experimento, princípios como a oscilação da energia. A tecnologia também não ficou de fora pois, apesar de terem ajuda do professor de música, contaram com um aplicativo de celular para finar instrumentos na hora de decidir qual a quantidade certa de líquido deveria ser depositada dentro de cada recipiente. 

Outro destaque do evento é o Boitec, escultura realizada sobre uma estrutura de isopor que reproduz um boizinho típico do acervo das obras em cerâmica de mestre Vitalino. O trabalho, com enfoque em tecnologia e sustentabilidade, foi realizado sob orientação da professora Djanice Leonardo que, ao lado das turmas de estudantes, demonstraram preocupação com o meio ambiente ao aplicar itens de tecnologia descartados para montar a peça. No total, foram utilizadas 15 mil peças de teclados de computador, 40 disquetes, 60 metros de cabos, plugs e placas de dados, entre outros. 

Rede se destaca - Apenas em 2017, 130 crianças e jovens ligados à rede de ensino municipal estiveram presentes em 11 eventos nacionais e internacionais de ciência e tecnologia no Pará, Paraná, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Maranhão e Ceará, além da participação na Robocup 2017, realizada em Nagoya, no Japão, quando a equipe de Robótica ficou entre as dez melhores do mundo. Em 2018, a rede já tem garantidas três vagas para participar da ForoFicti, evento de ciências que acontecerá em maio, no México.

 

Confira o perfil dos eventos:

III Feira de Conhecimentos – Esta é a maior edição do evento e vai reunir 110 trabalhos científicos de estudantes dos anos iniciais e finais. No total, 48 escolas participam da mostra. O evento visa estimular a prática da pesquisa científica e promover o desenvolvimento das habilidades de comunicação, investigação e interpretação de dados científicos, fomentando o pensamento crítico e o protagonismo jovem. Nos últimos dois anos, o número de trabalhos apresentados praticamente dobrou. Saltando de 49 em 2015 para 98 este ano. Entre os destaques, os estudantes da Escola João XXIII apresentam trabalho que defende o uso das Histórias em Quadrinhos (HQs) como estratégia interdisciplinar no incentivo à leitura.

2ª Mostra de Experiências Pedagógicas da Educação de Jovens e Adultos (EJA) – A mostra acontecerá apenas na noite de hoje (quinta, 16) e irá reunir 22 trabalhos de estudantes matriculados nas turmas de EJA, destinadas a pessoas acima de 15 anos, que assistem aulas no período noturno. Entre os destaques, estudantes da Escola Rodolfo Aureliano irão apresentar trabalho sobre o Recife Holandês com um verdadeiro trabalho de imersão no Século XVII com suporte de pesquisa no rico acerco do Instituto Ricardo Brennand. Outros temas como a Revolução de 1817, Diversidade, Violência contra a mulher e Turismo na Macaxeira estão na pauta da mostra.

Expotec – A exposição interativa via socializar as produções de estudantes e professores com ênfase em ciência e tecnologia e irá contemplar as áreas de robótica, cinema, tecnologia assistiva, rádio, educação a distância, sustentabilidade, pesquisa e inovação. Entre as atividades, haverá arena de competição de robôs, performance de humanoides, exibição de curtas produzidos por estudantes, ações da Rádio Escola Recife e inovações voltadas para adoção de práticas de destinação de resíduos tecnológicos, entre outras. 

SEMENTEC –  O Compaz Ariano Suassuna, sedia o Seminário de Estudos em Novas Tecnologias da Educação (SEMENTEC), que visa socializar produções científicas e promover diálogos entre educadores. Nos turnos da manhã e tarde, serão oferecidas 826 vagas para 15 palestras e oficinas gratuitas, além de uma mesa redonda. Entre os temas disponíveis, Cinema na Educação, Rádio Escola, Robótica de Encaixe, jogos digitais na educação, fotografia e pesquisa científica. Para inscrições, os professores de redes públicas e privada podem fazê-lo pelo http://www.cienciaetecnologia.educ.rec.br/sementec/.