Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Políticas Sobre Drogas -SDSDHJPD

NOTÍCIAS

Políticas sobre Drogas | 16.11.21 - 14h13

Prefeitura do Recife promove cursos e oficinas para população em vulnerabilidade

Semana Rec Vida é uma ação que oferece qualificação profissional e cidadania às pessoas que se encontram em vulnerabilidade e risco social em decorrência do uso de crack, álcool e outras drogas.
 

A Prefeitura do Recife vai promover a 2ª edição da Semana Rec Vida (Recife inserção pela Vida), ação que oferece qualificação profissional e cidadania às pessoas que se encontram em vulnerabilidade e risco social em decorrência do uso de crack, álcool e outras drogas. A partir do dia 22 de novembro, essas pessoas e seus familiares vão poder realizar cursos e oficinas de qualificação profissional, oferecidos  pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Políticas sobre Drogas, com o objetivo de possibilitar o empreendedorismo social, trabalhabilidade e renda. 

A Semana Rec Vida pretende possibilitar a promoção de acesso a um espaço que promova a qualificação profissional, aprendizagem, empreendedorismo, garantia de cidadania e melhor qualidade de vida. O evento contará com a participação de entidades parceiras da Secretaria Executiva de Políticas sobre Drogas (SEPOD). As inscrições já foram encerradas e agora os participantes vão realizar os cursos nas dependências da Unidade do SENAI Santo Amaro, situada na Avenida Norte Miguel Arraes de Alencar, 539. No total, serão oferecidos quatro cursos com 20 alunos cada, com benefício direto a 80 munícipes.

Entre os cursos oferecidos constam o de fabricação de doces e geleias, fabricação de salgados para festas, técnicas em Drywall (montagem de paredes divisórias) e manutenção hidráulica predial. Já os temas das oficinas são: jardinagem, artesanato com produção de boneca de pano, design de barba e um específico sobre cozinha sustentável, onde será incentivada a alimentação saudável, nutritiva com orientações de educação alimentar e as diversas formas de evitar o desperdício. 

Os cursos serão realizados no período de 22 a 26 de novembro, terão carga horária de 20h e os participantes serão certificados pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).  Já as oficinas de empreendedorismo, geração de renda, cultura e lazer serão realizadas no período de 25 e 26 de novembro, e cada uma terá carga horária de 4h/dia. A certificação das oficinas e cursos será realizada no dia 27 de novembro das 09h às 12h da manhã e nesse evento de culminância, também será disponibilizada uma feira de serviços para toda  população. Esses serviços serão disponibilizados pela da Rede Ampliada, composta por instituições que atuam na problemática do uso e abuso de crack, álcool e outras drogas.