Secretaria de Cultura

NOTÍCIAS

Cultura | 16.12.16 - 23h49

Ciclo Natalino do Recife 2016 teve início na noite desta sexta-feira (16)

img_alt

O prefeito Geraldo Julio prestigiou o início da programação, que contou com queima de fogos de artifícios e a entrega da decoração da Avenida Rio Branco (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)

 

"Está lindo isso aqui. Eu vim ver o pastoril dançar e encontrei tantos fogos bonitos, eu não esperava. Foi uma surpresa emocionante", exaltou a dona de casa Aurineide de Oliveira, que foi conferir a inauguração da decoração de Natal na Avenida Rio Branco e a abertura do Ciclo Natalino do Recife 2016, na noite desta sexta-feira (16), no Bairro do Recife. O prefeito Geraldo Julio, acompanhado por sua família, prestigiou o início da programação, que contou com queima de fogos de artifícios, cortejo de manifestações populares do período como pastoris, além das luzes que contagiaram com o espírito natalino quem passava pela alameda.

A decoração do Ciclo Natalino do Recife 2016 conta com um túnel de luz que toma praticamente toda a extensão da Avenida Rio Branco proporcionando um corredor mágico, ornamentado com 15.100m de cordão luminoso e 600m de mangueira luminosa de Led. A ambientação também preserva os elementos característicos da festa como o presépio, que traz esculturas de barro em tamanho natural, relembrando o momento do nascimento do Menino Jesus; e a árvore de Natal, montada em estrutura de aço, com cordões luminosos e hastes de luz, nas cores branca e amarela totalizando 13 metros de altura. Além disso, as árvores da avenida foram valorizadas com 70 refletores de luz verde.

O prefeito Geraldo Julio destacou a dedicação da equipe da Prefeitura do Recife para a realização do Ciclo Natalino 2016. "É um Natal bonito feito com muito esforço, vale a pena conhecer a iluminação e essa decoração que valoriza a nossa cultura. Que a gente possa ter uma bela festa de Natal, que a população do Recife aproveite e que os nossos artistas populares tenham a oportunidade que estão tendo aqui agora de se apresentar para o público", pontuou.

Para a psicóloga Solange Vila Verde, é muito importante ter um espaço como esse para as manifestações populares do Natal. "Está tão bonito. Acho que as famílias têm de vir e curtir essa iniciativa, que é maravilhosa". A decoração do Ciclo Natalino 2016 foi idealizada pelas arquitetas Fabiana Ramalho e Cynthia Lebsa e pode ser conferida pelo público até o dia 6 de janeiro.

A programação cultural do Natal também teve início na noite desta sexta-feira (16) com o desfile de 11 pastoris sob o acompanhamento de Mendes e Sua Orquestra e a apresentação de Walmir Chagas e o seu Pastoril do Velho Mangaba, além de uma homenagem a um dos mais antigos Pastoris Religiosos da Cidade, o Rosa Mística, do bairro dos Torrões, representado pela fundadora Dona Lourdes do Nascimento. A programação cultural na Avenida Rio Branco prossegue até o domingo, dia 18 de dezembro.

Programação deste fim de semana - Brincadeiras de Natal na Av. Rio Branco

 

Sábado, 17/12


18h Concerto Natalino da Banda da PM do Recife

19h20 Mamulengo do Mestre Zé Lopes

19h30 Pastoril Jardim da Alegria

20h10 Balé Deveras

20h50 Cavalo Marinho Estrela de Ouro do Mestre Biu Alexandre

21h30 Coco de Pareia

Domingo, 18/12


17h20 Boi Mimoso da Bomba do Hemetério

17h50 Balé Trapiá

18h30 Pastoril Estrela Brilhante de Água Fria

19h10 Nosso Pastoril

19h50 O Pique do Guerreiro do Balé Popular do Recife

20h20 Pastoril do Velho Xaveco

21h10 Ciranda Mimosa