Secretaria de Segurança Cidadã

NOTÍCIAS

Segurança Cidadã | 16.12.16 - 18h15

Compaz recebe Mutirão da Cidadania

img_alt

Atendimento atingiu cerca de 2 mil pessoas nas áreas de saúde, bem-estar, educação, jurídica, psicossocial e cidadania (Foto: Carlos Augusto/PCR)

 

Mais de 23 serviços foram oferecidos, gratuitamente, hoje (16), no Compaz Governador Eduardo Campos, no Alto Santa Terezinha. O Mutirão da Cidadania começou às 8h e cerca de 2 mil pessoas foram atendidas. A ação é uma parceria da Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Segurança Urbana, com as secretarias de Defesa Social de Pernambuco (SDS); de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude e da ONG Missão Internacional de Proteção a Criança e do Adolescente.

"Devido a grande procura, estamos articulando uma segunda edição para o começo do ano que vem. O Compaz tem essa missão de encurtar distâncias e oferecer cidadania às pessoas", disse o secretário da pasta, Murilo Cavalcanti. Entre os serviços mais procurados, emissão de identidade, carteira de trabalho e CPF se destacaram. "Soube em um grupo de WhatsApp que teria esse serviço aqui no Compaz. Aí, vim para tirar a carteira de trabalho porque estou procurando meu primeiro emprego", relatou Jeferson Lúcio da Silva, 17 anos.

Manoel Simeão, 34 anos, não tinha CPF. "Estava precisando desse documento e achei ótimo poder resolver perto de casa", disse o autônomo. Já Edson Vasconcelos Neto, 10, foi ao Mutirão da Cidadania resolver um probleminha que estava incomodando há tempo. "Fui no cinema e quando comi pipoca meu dente começou a doer muito", relatou o menino, que extraiu dois dentes que estavam moles e machucando a gengiva. "Tinha um que estava até com buraco. Quando eu dormia, doía muito". Problema resolvido e sorriso no rosto.

O gerente de Prevenção e Articulação Comunitária da SDS, João Evangelista, falou que "o Compaz oferece uma estrutura diferenciada para os atendimentos. Mais de 40 mil pessoas foram beneficiadas ao longo deste ano com a ação realizada em todo Estado". A diretora executiva da ONG Missão Internacional, Letícia Lopes, ressaltou a importância de a população estar em dia com a documentação. "É muito gratificante oferecer tantos serviços como esses e ver as pessoas saindo com seus problemas e pendências resolvidos. Ainda mais num local que abrange uma grande população, como esta da zona norte da cidade", enfatizou.

A população também contou com emissão do registro tardio e segundas vias das certidões de nascimento, casamento e óbito, cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) e Cadastro Único (CadÚnico), que possibilita a inclusão em programas sociais do Governo Federal, a exemplo do Bolsa Família. Na área de saúde,  foram oferecidos exame de mamografia, teste de glicemia, aferição de pressão arterial, teste rápido de HIV e Sífilis, além de orientações sobre Aids e DSTs.  De saúde bucal, foram realizadas avaliações, obturações e extrações dentárias.  Ainda teve mediação de conflitos, cortes de cabelo e apresentações do Corpo de Bombeiro sobre primeiros socorros.