NOTÍCIAS

Ciência, Tecnologia e Inovação | 16.12.20 - 18h19

Prefeitura do Recife investe R$ 4 milhões na ampliação de Datacenter

img_alt

O lançamento da pedra fundamental da obra, a ser realizada em 2021, foi nesta quarta-feira, 16 (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)

 

Para suportar as soluções informatizadas de sistemas de informações, aplicativos, armazenamento de dados e de telecomunicações, a Prefeitura do Recife lançou nesta quarta-feira (16), a pedra fundamental da obra de ampliação da infraestrutura do datacenter municipal, a ser iniciada em janeiro próximo, com previsão de conclusão em abril de 2021. A localização será na área do edifício-sede da PCR, com investimentos da ordem de R$ 4 milhões. Com isso, a Empresa Municipal de Informática – EMPREL garante os altos níveis de exigência dos serviços de informática que executa para os  órgãos e entidades da Administração Direta e Indireta da PCR, que prestam serviço ao cidadão recifense. O anúncio do novo datacenter é feito logo depois da transferência da  da sede da Emprel que passa a integrar o Porto Digital, no bairro do Recife . 

 A instalação do novo Datacenter terá modernos recursos das tecnologias disponíveis para o setor, com classificação TIER III - classificação para descrever o nível de exigência requerida para manter as operações de um centro de processamento dados (CPD) -, outdoor. A unidade ficará localizada na sede da Prefeitura do Recife em terreno com área exclusiva disponível ao lado do edifício-sede. Haverá a migração de todos os serviços de telecomunicações, processamento, armazenamento de dados e moving dos equipamentos atuais, incluindo as funções de operação de sistemas corporativos, dados, geoprocessamento, business intelligence, serviços de backup, segurança da informação, ambiente de desenvolvimento de sistemas, acesso à rede mundial de computadores e fomento às inovações. . 

“Recife tem tradição em tecnologia da informação, com a instalação do primeiro computador de Pernambuco, em 1963, vindo desde lá na vanguarda da tecnologia e agora com um datacenter moderno para disponibilizar melhor serviço para o cidadão recifense”, falou o presidente da Emprel, Eugênio Antunes. O representante da empresa Gemelo, Sidney Fabiani, falou da visão de futuro da gestão que é a quinta prefeitura do Brasil a instalar um datacenter moderno com um sistema que garante funcionamento ininterrupto, mesmo se precisar de manutenção. 

O atual Datacenter da Emprel que serve toda a Prefeitura do Recife foi ativado em 1999. Na ocasião foram utilizadas as tecnologias e recursos disponíveis da época que, ao longo dos anos, sofreram as modernizações possíveis de serem realizadas com os limites de orçamento e das condições técnicas de mudanças de uma estrutura em operação de 24h. Apesar dos investimentos em melhorias realizados ao longo do tempo, o Datacenter atual está aquém das tecnologias mais modernas que ampliam a segurança, resiliência e a disponibilidade de serviços de TIC capaz de atender às exigências atuais diante da explosão de utilização de sistemas e recursos informatizados de forma ampla em toda a Prefeitura do Recife, notadamente em Sistemas de Informações de informações e suportes. 

A opção por um Datacenter TIER III  baseia-se em sua maior disponibilidade em relação a atual classificação do Datacenter da Emprel - TIER II, bem como pela tendência mundial pela escolha deste tipo de Datacenter em decorrência de possuir estruturas tolerantes a falhas. Isso porque ele permite gerenciar períodos de manutenção sem afetar o funcionamento, o que é extremamente importante para evitar paradas programadas ou até mesmo inesperadas. O Datacenter principal de características TIER III contará com uma moderna infraestrutura totalmente com riscos controlados, resistente a água, fogo, intempéries, detecção e extinção automática de incêndio, refrigeração de alta precisão e sistema de energia que permita manutenção em funcionamento.

Um Datacenter, ou CPD (Centro de Processamento de Dados) de uma empresa ou organização deve ser projetado para propiciar total segurança com subsistemas de última geração para extinção de incêndios, acesso controlado por cartões eletrônicos e/ou biometria, monitoramento 24×7, refrigeração de precisão, geradores de energia de alta capacidade e UPS (Nobreaks) de porte adequado para manter os equipamentos em funcionamento, mesmo em caso de falta de energia, e tudo de forma redundante tolerante a falhas para um funcionamento em praticamente 100% do tempo, sem interrupções. Entre os dados críticos estão informações relacionadas às secretarias de Finanças, Educação, Saúde, Planejamento e Gestão, Administração e Gestão de Pessoas, Mobilidade e Controle Urbano, além das empresas indiretas como URB, EMLURB e CTTU.

Operação  - A principal função de um Datacenter é garantir infraestrutura (energia elétrica, ar condicionado e comunicação) para equipamentos que suportam sistemas cruciais para o negócio de uma organização. São ambientes de missão crítica e como tal necessitam de uma infraestrutura capaz de oferecer as condições necessárias para a operação ininterrupta (na condição ideal) ou pelo menos com a máxima disponibilidade (na condição ótima) e garantir a continuidade da operação e dos negócios.

Local do novo datacenter – A  localização para o novo Datacenter da Emprel (PCR) é estratégica, já que a Emprel mudou sua sede para o ambiente do Parque Tecnológico da cidade no Porto Digital. O local da nova sede também encontra-se próximo, cerca de 700 m, da sede da Prefeitura da Cidade do Recife. O Porto Digital é um dos principais parques tecnológicos e ambientes de inovação do Brasil e é um dos representantes da nova economia do Estado de Pernambuco. Localizado no Recife, sua atuação se dá nos eixos de software e serviços de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e Economia Criativa (EC), com ênfase nos segmentos de games, cine-vídeo animação, música, fotografia e design.

Reconhecido por sua territorialidade singular entre parques tecnológicos, o Porto Digital é um parque urbano instalado no centro histórico do Bairro do Recife e nos bairros de Santo Amaro, Santo Antônio e São José, totalizando uma área de 171 hectares. O Porto Digital é fruto e referência nacional de uma ação coordenada entre governo, academia e empresas, conhecido como modelo "Triple Helix". Essa iniciativa propiciou o ambiente necessário para fazer com que o Porto Digital se transformasse num dos principais ambientes de inovação do País abrigando centenas de empresa do setor de TIC.