NOTÍCIAS

| 16.12.21 - 14h13

Gov In Play entra no segundo dia de atividades

O evento está na terceira edição e é realizado pela Prefeitura do Recife e Governo de Pernambuco. A programação completa está disponível no site www.govinplay.rec.br

 

A terceira edição do Gov In Play começou ontem (15.12), quando a Empresa Municipal de Informática do Recife (Emprel) e a Agência Estadual de Tecnologia da Informação (ATI - PE) iniciaram os debates sobre "Como o governo inova para acompanhar as transformações do mundo?". Este é o tema trazido pelo evento que busca provocar e conhecer como os ambientes públicos e governamentais têm trabalhado para inovar. O evento foi aberto oficialmente pelo Secretário de Planejamento, Gestão e Transformação Digital, Felipe Mattos, e a secretária de Administração de Pernambuco, Marília Lins. O evento continua nesta quinta-feira, no Museu Cais do Sertão. O evento pode ser acompanhado no link: https://youtu.be/8IVaVI35oy8.

Com a pandemia da covid-19, a transformação digital avançou e a forma de consumir bens, serviços e informação também mudou. Em função disso os governos têm buscado se inserir dentro desse contexto de transformação e o Gov In Play se propõe a ser um ambiente de discussão e troca de experiência.  "Eu vejo com muito entusiasmo esse tipo de encontro. A transformação digital é uma ferramenta de grande importância para gerar caminhos que aproximem ainda mais o cidadão dos organismos públicos. A gente precisa seguir inovando", pontua o secretário Felipe Mattos. 

A transformação digital também se mostra um desafio sempre dinâmico. “Inovar é um grande desafio, e muitas vezes é a única saída para algumas questões que precisam ser enfrentadas pelas empresas e governos. E quando a inovação se dá pela adoção de novas tecnologias e soluções digitais, caminha-se a passos largos para um futuro de pessoas e coisas mais conectadas, um futuro economicamente mais viável, ágil e sustentável”, assegurou Ila Carrazone, presidente da ATI-PE. 

No primeiro painel do dia, um panorama geral sobre o tema desta terceira edição. "A gente, Prefeitura do Recife, ainda precisa avançar muito, mas estamos na trilha da transformação e com ganhos que já são reais. Ganhos que encontraram nas pessoas, no cidadão, a motivação para a criação de soluções inteligentes. O povo recifense é arengueiro, gosta de construir o melhor. E o EITA é fruto dessa inquietação. O desafio é discutir os problemas para encontrar soluções. Isso é fazer inovação aberta", explica Rafael Figueiredo, secretário executivo de Transformação Digital. 

Olhar de fora pra dentro. Como a gente pode melhorar a vida da população? Esse olhar diferenciado nos fez chegar a ter 100% dos serviços de finanças online, os processos de licenciamento também digital, o Recife Vacina que é um sistema modelo para todo o Brasil. Desde 2013 temos o site de Dados Abertos e isso também é inovação, porque estimula e provoca as nossas equipes e as empresas de TI a criar soluções que tenham usabilidade dentro dos organismos públicos”, explica Homero Cavalcanti, que faz parte do corpo de diretores da Emprel e que participou do primeiro painel representando o presidente da instituição, Bernardo D’Almeida.