Fundação de Cultura Cidade do Recife

NOTÍCIAS

Cultura | 17.01.19 - 18h48

Oficinas de férias, brincadeiras e caminhada ecológica no fim de semana recifense

img_alt

Programações do Recife Verão, Recife Férias e Olha! Recife; além de atividades no MAMAM, Museu Murillo La Greca, Museu da Cidade do Recife, Galeria Janete Costa, Econúcleo da Jaqueira e Jardim Botânico do Recife fazem o fim de semana do recifense. (Foto: Irandi Souza/ArquivoPCR)

 

 

Em mais um final de semana de férias neste mês de janeiro, a Prefeitura do Recife promove um montão de atividades para todos os públicos. A orla de Boa Viagem vai receber o Recife Verão com muita coisa sobre o mundo geek. Os parques Santana, Santos Dumont e Macaxeira vão oferecer esportes, recreação e arte para a garotada. O Museu da Cidade do Recife, o MAMAM e Murillo La Greca, além das exposições visuais, oferecem oficinas de férias. O Olha! Recife vai fazer passeio de catamarã e a pé. E no Econúcleo da Jaqueira e no Jardim Botânico do Recife, não vão faltar atividades integradas com a natureza.

O mundo geek e nerd vai movimentar a Avenida Boa Viagem neste domingo (20). Lojas desse universo, artistas, cosplays, brincadeiras, esportes e food trucks farão parte da segunda edição do Recife Verão do ano. A Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer promove a programação em todos os domingos deste mês. Toda semana uma temática nova envolve as atividades que acontecem sempre a partir das 15h, no segundo jardim.

Já o Recife Férias promove atividades ao ar livre para todas as idades durante todo o mês de recesso escolar. Neste sábado, os parques Santana e Santos Dumont contam com práticas esportivas e recreação. Já nesta sexta e no domingo, a programação acontece no Parque da Macaxeira. Há também apresentações de mágica, teatro e cinema. Confira a programação completa:http://visit.recife.br/.

Também no clima de férias, no domingo (20), às 10h, o Museu da Cidade do Recife receberá uma oficina de estamparia, ministrada pelo artista plástico Emerson Pontes, cujo tema de inspiração será o Forte das Cinco Pontas, local onde o museu está instalado, e a história do Recife. Os participantes deverão levar uma camiseta branca para ser estampada no dia ou adquirir a peça na lojinha do museu. E durante todo o final de semana, as famílias podem conferir a exposição em cartaz Cinco Pontas, que reúne achados arqueológicos, pinturas e documentos que comprovam a importância do Forte das Cinco Pontas em diversos momentos históricos. A entrada é gratuita, saiba mais: (81) 3355-3107 ouwww.museudacidadedorecife.org.

O último dia de atividades da Colônia de Férias do MAMAM será esta sexta-feira. A oficina de pintura Expressando Arte será oferecida com a proposta de estimular as crianças a se expressarem por traços livres, utilizando cores criadas a partir de pigmentos naturais. Os pequenos vão pensar além das formas figurativas, experimentando os materiais com a liberdade de criar. Para saber sobre os valores e outras informações, basta enviar um email para educmamam@gmail.com.

Enquanto as crianças brincam, os pais podem contemplar as duas exposições em cartaz do museu. Uma delas é “Coração de Pedra”, da figurinista pernambucana Carol Monteiro, que relaciona arte e moda, e é inspirada nos sertões nordestinos. A mostra segue só até o próximo domingo. A outra é “Com Olhos de Náufrago ou Onde fica o Próximo Porto”, da paraibana radicada em Pernambuco Alice Vinagre. A exposição navega pelas águas ora turvas ora calmas da obra de Alice, atravessando fases, investigações e técnicas que nortearam sua produção, da década de 1980 em diante. Saiba mais sobre as mostras gratuitas: (81) 3355-6871.

As atividades de férias do Museu Murillo La Greca também estão na reta final. Nesta sexta-feira e neste sábado, as ações vão acontecer entre 13h30 e 17h. A partir da vivência com o Rio Capibaribe, o museu está promovendo a oficina “Dar Nome ao Rio” - uma proposta de plasticidade, movimento e ludicidade para crianças. A oficina se relaciona com a exposição fotográfica Glossário Fluvial, de Hassan Santos, que está em cartaz no local. O objetivo é promover brincadeiras e atividades artísticas que estimulem a reflexão sobre o rio. Sobre as opções de valores e outras informações: educativommlg@gmail.com.

Na Zona Sul do Recife, a Galeria Janete Costa recebe a exposição Transistor deJota Zer0ff. São 24 obras, a maioria delas de spray sobre madeira, mas o artista também recorre a lápis e papel, além de honrar sua mais recorrente tela em dois painéis de grafitti estampados nas paredes da galeria. A exposição é gratuita e aberta ao público, informações: (81) 3355-9825.

Neste final de semana também tem passeio de Catamarã e a pé. O Olha! Recife no Rio, pelas águas do Capibaribe, acontecerá na manhã do sábado. À tarde, um ônibus vai levar os participantes ao Jardim Botânico do Recife. Mais tarde, para fechar as programações do dia, o CurioCidades vai guiar os participantes através de histórias de personalidades que visitaram o Recife. No domingo, o roteiro a pé será dedicado aos painéis e murais do centro. Saiba mais:http://www.olharecife.com.br.

MEIO AMBIENTE - No sábado, a diversão tem horário marcado no Econúcleo Jaqueira, que abre suas portas às 9h para receber os visitantes e realizar as inscrições de participação para as brincadeiras, que iniciam após às 9h30. Uma das principais atividades do dia ocorre às 10h30 e fica por conta da oficina de máscaras. Antecipando a folia do carnaval, a prática ensinará os participantes a confeccionar belos ornamentos utilizando materiais reaproveitáveis.

Durante a tarde, o público poderá conferir a oficina de culinária saudável e sustentável que tem início às 16h. Ministrada pela gestora ambiental, Angélica Nobre, a atividade ensinará receitas baseada no aproveitamento integral dos alimentos, com enfoque na importância do uso de partes não convencionais na alimentação: como cascas, talos e folhas, que normalmente são descartados, mas que podem ser usados na alimentação.

O visitante ainda poderá conferir no domingo (20) a caminhada ecológica “Trilha Cega”, às 10h, onde o visitante conhece a fauna do espaço de olhos vendados e a contação de histórias “A gota d'água”, às 14h30, que versará sobre a importância de nossos rios e mares.

O Jardim Botânico do Recife também se dedicará à diversão do visitante, promovendo bastante contato com a natureza. No sábado (19), quem chegar poderá participar da oficina de terrários que acontecerá às 15h10. A atividade vai ensinar a montar um jardim em miniatura em casa ou no apartamento e mostrar as técnicas de plantio, construção, acabamento e irrigação de jardins em miniatura que podem ser plantados em vasos sustentáveis. Já no domingo (20), o Jardim ainda sedia uma caminhada ecológica “conhecendo a mata”, às 10h, e a contação de história “A maior flor do mundo”, dentre outras atrações.