Secretaria de Turismo e Lazer

NOTÍCIAS

Turismo | 17.01.19 - 12h35

Olha! Recife tem cinco opções de roteiros gratuitos nos próximos dias 19, 20 e 23

img_alt

Passeio de catamarã, Jardim Botânico, CurioCidades, Abelardo da Hora e outros atrativos turísticos estão na programação. As inscrições podem ser feitas a partir desta sexta-feira (18), pelo site www.olharecife.com.br (Foto: Irandi Souza/ArquivoPCR)

 

Nos próximos dias 19, 20 e 23 deste mês, os recifenses e os turistas vão poder participar de cinco opções de passeios pela cidade. A Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer, promove o Olha! Recife no Rio, pelas águas do Capibaribe, na manhã do sábado (19). À tarde, um ônibus vai levar os participantes ao Jardim Botânico do Recife. Mais tarde, para fechar as programações do dia, o CurioCidades vai guiar os participantes através de histórias de personalidades que visitaram o Recife. No domingo (20), o roteiro a pé será dedicado aos painéis e murais do centro. E na quarta-feira (23), o roteiro faz homenagem a Abelardo da Hora.

O passeio de catamarã deste sábado (19) sai do Cais das Cinco Pontas. A embarcação vai passar por um trecho da bacia do Rio Pina, pelo Marco Zero, e também por um ponto de encontro com o rio Beberibe. Os participantes também poderão avistar algumas das principais pontes do Centro do Recife, como a antiga Ponte Giratória, Buarque de Macedo e Duarte Coelho.

No começo da tarde, o Jardim Botânico vai receber os participantes do Olha! Recife de ônibus. O Jardim fica no bairro do Curado e é considerado o melhor do Norte-Nordeste e o quinto melhor do país, encravado numa reserva de mata atlântica.

No final da tarde do sábado, o roteiro especial CurioCidades apresenta histórias relacionadas a personalidades que visitaram o Recife como Jean-Paul Sartre, Simone de Beauvoir, Charles Darwin, Orson Welles, Rainha Elisabeth II, Carmem Miranda, Jorge Amado, entre outros. O roteiro percorre ruas do centro da cidade e tem a participação de atores, que interagem com os participantes e interpretam personagens ligados ao tema.

No domingo (20), o roteiro a pé será dedicado aos painéis e murais do centro, passando por obras artísticas como a Rosa dos Ventos de Cícero Dias, no Marco Zero, o painel Batalha dos Guararapes na Rua das Flores e o painel Abolição, na Praça Joaquim Nabuco.

Já na quarta-feira (23), o Olha! Recife a pé será em homenagem a Abelardo da Hora, o pernambucano que foi escultor, desenhista, gravador e ceramista. O passeio levará os participantes para conhecerem algumas das esculturas feitas pelo artista e que hoje embelezam e encantam vários pontos do Recife. As estátuas de Louis Vauthier e Deusa da Vitória, na Praça da República, o Zumbi dos Palmares, no Pátio do Carmo e o Monumento ao Maracatu (Dona Santa), na Praça Vidal de Negreiros são alguns dos locais que serão visitados.

As inscrições para todos os passeios abrem nesta sexta (18), às 9h, pelo site www.olharecife.com.br.

 

Serviço

Olha! Recife no Rio (Sábado)

Tema: Volta à Ilha

Dia: 19/01

Hora: 9h

Saída: Catamaran Tours, no Cais das Cinco Pontas

 

Olha! Recife de Ônibus (Sábado)

Tema: Jardim Botânico

Dia: 19/01

Hora: 14h

Saída: Praça do Arsenal

 

Olha! Recife a pé (Sábado)

Tema: CurioCidades - Personalidades

Dia: 19/01

Hora: 17h

Saída: Praça do Arsenal

 

Olha! Recife a pé (Domingo)

Tema: Painéis e Murais do Centro

Dia: 20/01

Hora: 9h

Saída: Praça do Arsenal

 

Olha! Recife a pé (Quarta-feira)

Tema: Circuito Abelardo da Hora

Dia: 23/01

Hora: 14h

Saída: Praça do Arsenal