NOTÍCIAS

Cultura | 17.02.14 - 15h18

Educadores da Irlanda do Norte trocam experiências com profissionais de creche e escola da PCR

[caption id="attachment_43830" align="alignleft" width="680"] Delegação de oito diretores de escolas primárias dessa nação do Reino Unido ficam no Recife durante uma semana para trocar experiências sobre sistemas de ensino. (Foto: Ivanildo Francisco/PCR)[/caption]

A Secretaria de Educação do Recife recebe nesta semana oito diretores de escolas da Irlanda do Norte para conhecer as inovações que estão sendo implantadas em creches e escolas do município, em parceria com o British Council. As visitas começaram nesta segunda-feira (17), quando os educadores conheceram as instalações do Centro Municipal de Educação Infantil Darcy Ribeiro, no Cordeiro, Zona Oeste. Nessa creche-escola, que atende a 120 crianças de 0 a 5 anos, a delegação observou as atividades desenvolvidas para cada ano da educação infantil, conversou com a equipe pedagógica e verificou a infraestrutura oferecida aos alunos.

Nesta terça-feira (18), a partir das 9h30, os professores irlandeses conhecerão uma das escolas de ensino fundamental I e II da rede municipal: a Professor Antônio de Brito Alves, localizada no bairro da Mustardinha. Na quarta (19), a delegação visitará uma escola estadual de Pernambuco. Quinta-feira (20) o grupo volta à rede municipal de ensino para participar da palestra Como estudar no Reino Unido, que ocorrerá no Centro de Formação de Educadores Professor Paulo Freire (CFEPPF), que fica no bairro da Madalena.

Segundo o secretário executivo de Gestão Pedagógica do Recife, Rogério Morais, a visita rende troca de experiências entre os educadores dos dois países e em breve poderá fomentar um projeto de cooperação. "Temos muitas experiências em comum e outras que estamos apresentando aos educadores da Irlanda do Norte. Mas queremos avançar nessa conexão, inclusive com o projeto de conectar uma classe de uma escola do Recife com outra irlandesa, numa troca que deverá durar um ano inteiro", adiantou. A gerente geral de Educação Infantil do Recife, Liliane Gonçalves, também recebeu os professores do Reino Unido.

O diretor do escritório do Recife do British Council, Marcus Machado, acompanha a comitiva e ressalta que o intercâmbio integra o Programa de Educação Internacional da entidade na Irlanda do Norte (IEP, na sigla em inglês). "Esse programa promove visitas a sistemas educacionais de vários países em busca de inspiração para o desenvolvimento de novas técnicas e metodologias de ensino", explicou o executivo.

Heather Poole, diretora da Escola Primária Limavady Central, elogiou o modelo de creche-escola desenvolvido no Centro Darcy Ribeiro e o comparou ao de países europeus que teve a oportunidade de conhecer. "É fantástico. Vi que os educadores do Recife têm muito cuidado com a maneira de desenvolver cada área do conhecimento com as crianças. Já vi experiências parecidas na Suécia e na Finlândia", destacou. O fornecimento gratuito das refeições na creche-escola da Prefeitura do Recife foi outro ponto que chamou a atenção da educadora, já que na Irlanda do Norte a alimentação costuma ser custeada pelos pais dos alunos.

Também participam da delegação irlandesa no Recife os diretores Alexander Scott (Escola Primária Gracehill), Bronagh Maguire (Creche e Escola Primária Saint Oliver Plunkett), Colm Davis (Escola Tor Bank), Derek Harkness (Escola Primária Carrs Glen), Jonathan Charles (Brady St Killian's College), Marian McCouaing (Creche Kylemore Nursery School) e William Frazer Bailie (Creche e Escola Primária Whitehouse).