Secretaria de Cultura

NOTÍCIAS

Cultura | 17.02.17 - 12h27

Decoração do Baile Municipal traz temática de agremiações nos grafites

img_alt

Artistas que realizaram grafitagens para Carnaval terão telas expostas como parte do ambiente e que serão, posteriormente, leiloadas (Foto: Allan Torres/Arquivo PCR)

 

Em consonância com a decoração do Carnaval do Recife, a decoração do 53º Baile Municipal terá ambientação feita à base de grafite. O artista escolhido para a missão foi Adelson Bóris, nome à frente da Cores do Amanhã, ONG que atua com fortalecimento do atendimento às crianças e jovens da Região de uma forma mais inclusiva e ocupacional através das artes de rua.

O desafio proposto a Boris foi o de confeccionar dois painéis para a entrada do Baile, nas medidas de 6M de largura por 3M de altura, sendo um deles afixado na área do estacionamento e outro já próximo à entrada, onde os foliões poderão parar para fazer suas selfies carnavalescas. Como tema, Bóris irá retratar as manifestações indígenas e afro presentes na folia, como afoxés, maracatus e caboclinhos executados em uma paleta de cores vivas como verde, amarelo, azul, vermelho, preto e branco.

Túnel de obras em grafite saúdam foliões - Outra grande novidade da decoração de 2017 são dois túneis temáticos de acesso pelos quais os brincantes passarão obrigatoriamente para acessar o Classic Hall. Em suas paredes, que receberão iluminação especial, estarão em exposição oito obras especialmente realizadas por cada um dos artistas urbanos que integram o circuito do Grafite do Carnaval 2017. São eles: Coletivo Vacilante, Bozó Bacamarte, Galo de Souza, Manoel Quitério, Karina Agra e Jota Zeroff (Carnaval do recife e Polos), Além de Flávio Barra (responsável pela alegoria do Galo da Madrugada) e Bóris, que assina o Municipal.

Cada túnel funcionará como uma mini-galeria onde estarão expostas quatro telas nas dimensões de  2m X 1,30m com temática momesca. As obras também terão suas imagens projetadas no telão ao longo do Baile e, no período pós-Carnaval, essas obras serão leiloadas e sua renda será revertida para as instituições beneficiárias do Baile Municipal.

 

Confira a programação

Horário

Atração

20h

Desfile dos vencedores do concurso de Fantasias - Luxo e Originalidade

ORIGINALIDADE

1º LUGAR: Severino Queiroga - Caboclo Lanceiro

2 LUGAR: Leandro Rodrigues - O Grande Encontro do Meu Carnaval

3 LUGAR: Wallace Souza - São Jorge

LUXO

1º LUGAR: Sandra Faria - A Vaidade

2º LUGAR: Jorge Barbosa Ramos - Montezuma: o imperador asteca

3º LUGAR: Humberto Marques - Feitiços de Muriel

21h

Maestro Duda, Coral Edgar Moraes, Claudionor Germano, Adriana B

22h15

Patusco

22h35

Maestro Forró, Almir Rouche, Gustavo Travassos e Gerlane Lops

23h50

Arrastão de Maestro Forró

0h

Spok Frevo Orquestra

0h10

Spok Frevo Orquestra e Geraldo Azevedo

0h30

Spok Frevo Orquestra e Alceu Valença

1h10

Spok Frevo Orquestra  Com Alceu Valença, Elba Ramalho e Geraldo Azevedo

1h15

Spok Frevo Orquestra com Elba Ramalho

1h55

Spok Frevo Orquestra  com Elba, Nena Queiroga, André rio e Almir Rouche

2h

Spok Frevo Orquestra com Nena Queiroga, André Rio e Almir Rouche

2h05

Spok Frevo Orquestra com Nena Queiroga e Fabiana Pimentinha

2h40

Spok Frevo Orquestra com Almir Rouche

3h15

Spok Frevo Orquestra  com André Rio e Benil

3h50

Spok Frevo Orquestra com André Rio, Nena Queiroga e Almir Rouche

 

Serviço

53º Baile Municipal do Recife

Data: 18 de fevereiro (sábado), às 21h, no Classic Hall

Ingressos - $ 60,00 (individual) e R$ 600,00 (mesa para quatro pessoas) *

Local de venda dos ingressos  - Ticket Folia dos Shoppings Recife, Tacaruna e Riomar, Classic Hall

Classificação - 14 anos, desde que o menor esteja acompanhado de um dos responsáveis legais

Informações  - Classic Hall - 3427.7501

* Todo o dinheiro proveniente da venda de ingressos será revertido para cinco instituições beneficentes. Conheça um pouco de cada uma das instituições que serão beneficiadas:

-  Grupo Partilhar, iluminando caminhos - A instituição existe há quatro anos, fica localizada no bairro da Boa Vista e oferece gratuitamente serviços multidisciplinares para crianças, jovens, adultos e idosos. O grupo assiste atualmente  aproximadamente 50 crianças e 70 adultos e idosos. O atendimento conta com psicólogo, arte-educador, advogado, massoterapeuta, psiquiatra, assistente social e cardiologista. Assim, o grupo consegue estender o atendimento para as famílias, compreendendo que o bem-estar familiar é o ponto de partida para o equilíbrio emocional dos seus assistidos. Todos esses profissionais trabalham como voluntários no Grupo.

 

Centro Educacional Redenção - Voltada para educação infantil, o centro é uma escola comunitária localizada em Campina do Barreto. Atende atualmente 100 crianças com idade entre 03 e 06 anos e conta com o apoio do Educandário Nossa Senhora de Lourdes. A escola existe há 33 anos e, além de atender às crianças, faz um trabalho de apoio às famílias a partir de orientações de prevenção contra violência doméstica. O centro tem como trabalho diferenciado a preocupação com alimentação saudável e de baixo custo, uma vez que muitas das crianças atendidas chegam ao centro com deficiência nutricional. O grande projeto que o centro busca realizar é a estruturação da primeira horta comunitária do espaço.

 

-  AMAR / Aliança de mães e famílias com doenças raras - o trabalho da AMAR é desenvolvido por um corpo de voluntários que realizam encontros com as famílias, priorizando as mães e os indivíduos, com o objetivo de assessorá-las na consecução dos seus direitos, orientação quanto à tratativa e encaminhamento de situações nos âmbitos jurídico-legal, psicológico, fisioterapêutico, informacional, ocupacional, etc e atendimento às mães hospedeiras de hospitais, dentre outras. Dos encontros e das reuniões com a equipe estratégica, surgem as demandas que são levadas em forma de proposição de ações e políticas para a gestão pública, bem como desenhados os projetos que serão desenvolvidos com o apoio dos parceiros.

 

-  Centro Educacional Popular Saber Viver - Localizado na Zona Especial de Interesse Social Ilha de Deus, na Imbiribeira, o Saber Viver existe há 34 anos e atende a toda a comunidade. São cerca de duas mil pessoas que de alguma maneira passam pelas mãos do trabalho oferecido pelo centro por meio de projetos voltados para crianças, jovens e adultos. O Saber Viver oferta, gratuitamente, atividades de cultura, esporte, lazer. Além disso, promove turismo comunitário e, por meio da conscientização ambiental, trabalha com o plantio de mudas de manguezais para recuperação desse ecossistema em todo seu entorno.

 

-  Maracatu Nação Raízes de Pai Adão - O Maracatu existe há 19 anos e, há pouco mais de dois anos, abriu suas portas para as comunidades localizadas nas proximidades do bairro de Água Fria, onde fica localizado. Com foco nas crianças e jovens da zona norte do Recife, o espaço oferece oficinas de dança, como o próprio maracatu, cavalo marinho, caboclinho entre outras que fazem parte da cultura popular. Faz parte também das atividades aulas de percussão e artesanato, neste caso voltado especificamente para idosos. O maracatu conta atualmente com 140 crianças, jovens e adultos participando das atividades oferecidas gratuitamente. Psicólogo, assistente social, arte-educadores e professores de dança e de percussão são alguns dos profissionais envolvidos voluntariamente para a realização dos trabalhos.