NOTÍCIAS

Infraestrutura | 17.02.17 - 13h18

Prefeitura do Recife divulga ações preventivas de manutenção para o Carnaval

Serviços são realizados pela Emlurb e envolvem trabalho na área de drenagem, iluminação pública, arborização e proteção de edificações, por exemplo. Investimento é de aproximadamente R$ 1,4 milhão.

 

A Prefeitura do Recife desenvolve uma série de atividades de manutenção preventiva com o objetivo de deixar a cidade mais segura e preparada para o Carnaval. O trabalho, realizado pela Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb), está em andamento desde o início de janeiro. As ações envolvem serviços na área de drenagem, proteção de edificações, recuperação de passeios públicos, revisão da iluminação pública e manutenção da arborização. O investimento é de R$ 1,424 milhão.

Até o Carnaval, a manutenção da rede de drenagem de águas pluviais terá atingido cerca de 100 vias, incluindo o entorno dos polos da festa. Os serviços incluem limpeza, recuperação de abatimentos e reposição de tampas de galerias.

A proteção de edificações também fica a cargo da Emlurb, que realiza o isolamento com tapumes de monumentos, praças, teatros e imóveis históricos, com o objetivo de preservar o patrimônio histórico da cidade. A montagem da estrutura contempla os bairros do Recife, São José e Santo Antônio, região central que concentra o maior número de agremiações. Os tapumes também serão instalados em edificações que podem oferecer risco de queda, preservando assim, a integridade dos foliões. Ao todo, serão utilizados 12 mil metros quadrados de tapumes.

Para garantir a mobilidade da população, no Bairro do Recife, estão sendo feitos, ainda, reparos nos passeios, a exemplo do Cais da Alfândega e das ruas Tomazina, Bom Jesus e Marquês de Olinda. Com relação à iluminação pública, além do apoio nas vistorias dos polos, a Emlurb complementa a iluminação existente com a instalação de 15 quilômetros de gambiarras e 80 refletores de 250 watts.

O trabalho preventivo realizado pela Emlurb também compreende o reforço na manutenção da arborização do Recife, priorizando os principais corredores da festa para garantir a segurança dos foliões, sobretudo, nas rotas de passagens dos trios elétricos. De 09 de janeiro a 10 de fevereiro os serviços de poda foram realizados em 2.326 árvores.

 

LIMPEZA – A Emlurb preparou um esquema especial de limpeza para atender as demandas geradas pelo Carnaval.  Para os dias de folia, o trabalho será realizado por mil garis e cem fiscais. A expectativa é de que sejam recolhidas 460 toneladas somando todos os dias de festa.

As ações vão abranger todos os polos da cidade e, diariamente, serão realizados mutirões para garantir que a festa recomece com o maior conforto possível para o folião. O primeiro deles tem início já na madrugada da sexta-feira (24) para o sábado (25), nas ruas que fazem parte do trajeto do Galo da Madrugada. Os serviços seguem até a Quarta-feira de Cinzas.

Além disso, a organização dos espaços também será realizada por quatro sugadores para retirar confetes e pequenos papéis e uma varredeira mecânica. A limpeza contará, ainda, com o apoio de caminhões, carros-pipa, compactadores e 400 contentores de lixo. Serão disponibilizados, ainda, 1600 litros de detergente, 400 litros de creolina, 600 litros de essência e 220 quilos de enzima utilizada para eliminar odores.

A Emlurb atua de forma planejada, intensificando as ações antes e durante o período de folia. Além da montagem do esquema especial de limpeza, o órgão realiza o reforço dos serviços regulares como varrição, coleta, lavagem das vias e capinação durante as semanas que antecedem o Carnaval.  A Praia de Bora Viagem, cartão-postal da capital, também terá a fiscalização reforçada.

Este ano, o Ecobarco e as Ecobikes seguem como aliados. Durante a festa, o equipamento que realiza a coleta dos resíduos flutuantes do Rio Capibaribe continuará em ação, retirando os materiais constantemente jogados pela população. Já as bikes ecológicas são equipadas com uma cesta que tem capacidade de recolher um metro cúbico de resíduos. Serão disponibilizadas quatro unidades.

 

EQUIPES DE PRONTIDÃO – Além do esquema montado para a limpeza da cidade, a Emlurb contará com equipes de prontidão das áreas de drenagem, iluminação e poda durante todo o Carnaval, 24 horas por dia. Cerca de 100 pessoas estarão mobilizadas.