Secretaria de Educação

NOTÍCIAS

Educação | 17.02.17 - 21h55

Rede municipal do Recife conquista dois prêmios no Torneio de Robótica FLL

img_alt

Equipe da Utec Gregório Bezerra venceu na categoria "Design do Robô", enquanto o time da Escola Municipal Almerinda Umbelino ganhou o troféu "Core Values" (Foto: Antônio Tenório/PCR)

 

Duas equipes da rede municipal de ensino do Recife foram premiadas na etapa regional do Torneio de Robótica First Lego League (FLL), encerrada na tarde desta sexta (17), no Sesi de Paulista. O time da Unidade de Tecnologia na Educação e Cidadania (Utec) Gregório Bezerra, da Várzea, venceu a categoria "Design do Robô", enquanto a Escola Municipal Almerinda Umbelino de Barros, do Vasco da Gama, levou o troféu na categoria "Core Values". A competição começou na quinta (16), reunindo 23 times de escolas públicas e privadas de Pernambuco, Paraíba e Maranhão, das quais cinco unidades de ensino da Prefeitura do Recife.

Na categoria "Design do Robô", a equipe planeja, projeta e constrói o robô com peças Lego. "A gente realmente estava mais preparado para essa categoria. Passamos as férias treinando para fazer um robô robusto e eficiente. O principal aprendizado que tivemos na competição é que aprender é mais importante do que ganhar", avalia o estudante Ryan Vinícius Morais, campeão da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) de 2016 e um dos integrantes do time da Utec. A partir de agora, Ryan vai focar no treinamento para a disputa da OBR mundial, que acontecerá no Japão, em junho deste ano. Ele já participou, em 2014, da Olimpíada Mundial de Robótica, na Rússia. 

Já a categoria "Core Values" leva em conta valores como trabalho coletivo e espírito colaborativo entre os participantes do grupo. O aluno José Rodrigo de Souza, da equipe da Escola Municipal Almerinda Umbelino de Barros, considerou a experiência no FLL muito importante. "Esse foi meu segundo torneio de robótica, depois da OBR no ano passado. Ficamos felizes pelo prêmio conquistado. A lição mais importante, para nós, foi aprender a trabalhar em equipe", observa. 

Para o diretor-executivo de Tecnologia na Educação do Recife, Francisco Luiz dos Santos, que acompanhou a premiação, o mais importante foi a participação dos estudantes. "Os grupos mostraram maturidade e participaram bem de um torneio de nível nacional. Nossa ideia é realizar um FLL municipal ainda este ano, para estimular a preparação dos alunos", diz. 

EVENTO - O FLL é considerado uma das maiores competições mundiais de robótica e envolve jovens de 9 a 16 anos. Nos dois dias do torneio, os 240 jovens envolvidos na etapa regional de Pernambuco apresentaram um projeto de pesquisa e um robô. Na temática proposta, pessoas e bichos deveriam se aliar na missão de fazer a vida melhor para todos. Os participantes tinham que identificar problemas de cooperação entre seres humanos e animais, além de desenvolver soluções inovadoras para facilitar o dia a dia dos dois lados. O objetivo do FLL foi desenvolver nos jovens o interesse pela ciência e tecnologia. No Brasil, o torneio ocorre em outros dez estados, envolvendo 1.200 times e 12 mil competidores. A competição ainda acontece em mais de 80 países, onde participam uma média de 230 mil jovens e adolescentes.