Secretaria de Educação

NOTÍCIAS

Educação | 17.03.17 - 20h59

Equipe do Programa Robótica na Escola viaja para o Japão neste domingo

img_alt

Professores, monitores e um estudante foram convidados pelo Governo do Japão como premiação pelo 4º lugar na Competição Brasileira de Robótica (Foto: Ronaldo Almeida/Arquivo PCR0

 

Seis integrantes do Programa Robótica na Escola, da Prefeitura do Recife,  vão viajar para o Japão neste domingo (19), como premiação concedida pelo Ministério de Relações Exteriores do Japão. Os professores, monitores e um estudante foram convidados pelo Programa de Intercâmbio Fealac, do governo japonês, por terem ficado em quarto lugar geral e segundo da América Latina na Competição Brasileira de Robótica (CBR), realizada em outubro de 2016, no Recife. O grupo se destacou com a programação feita para a corrida de robôs humanoides e ganhou o Prêmio Destaque na categoria Humanoid Robot Racing.

A comitiva é composta pela coordenadora da Robótica Avançada do Programa Robótica na Escola, Simone Zelaquett;  pelo monitor do programa, Paulo Martins; pelo estudante Leonardo Henrique Cavalcanti; pelos monitores da equipe na época da competição, Paulo Gonçalves e Paulo Weydson, além do diretor-executivo de Tecnologia na Educação da Secretaria de Educação do Recife, professor Francisco Luiz dos Santos. Eles ficarão nove dias na capital Tóquio e na província de Miyagi, no Nordeste do país, para conhecer a tecnologia, a cultura e os pontos turísticos japoneses.

Durante a estadia no Japão, a equipe vai visitar o Instituto de Tecnologia de Tóquio, uma indústria de tecnologia em Miyagi, o Museu Nacional de Ciência e Inovação, uma ilha construída em cima de um lixão, além de diversos pontos turísticos. O grupo também vai ficar dois dias hospedado na casa de uma família japonesa para ter contato com os hábitos e cultura locais. No final, a equipe fará uma apresentação de tudo que conheceu e vivenciou no país para um representante do Ministério de Relações Exteriores do Japão.

ROBÓTICA NA ESCOLA - Mais de 74 mil alunos da rede municipal de ensino do Recife têm acesso à tecnologia através do Programa Robótica na Escola desde 2014. O programa já teve seus primeiros resultados práticos: os estudantes da rede municipal de ensino do Recife foram campeões brasileiros de robótica em 2015 e 2016, campeões estaduais em 2014 e 2016, além de oitavos colocados na olimpíada mundial de robótica, em 2016.

Até agora, a Secretaria de Educação investiu R$ 32 milhões no programa, que atende desde as crianças do grupo 3 da Educação Infantil até os jovens do 9º ano do Ensino Fundamental. Foram realizadas formações com mais de 4.500 professores, coordenadores e dirigentes, além de oficinas, treinamento e campeonatos com os estudantes.